Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Comunidades populares de São Paulo avaliam avanços locais na área da infância

São Paulo, 10 de agosto – Será iniciada nesta quinta-feira, 11 de agosto, a segunda rodada dos Fóruns Comunitários da Plataforma dos Centros Urbanos no município de São Paulo. Participarão do encontro representantes do poder público local, de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e adolescentes de mais de 30 comunidades populares da cidade. Juntos, eles vão analisar a realidade local em relação à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, discutir problemas e soluções e avaliar em que medida a comunidade está avançando em direção às 30 metas propostas no âmbito da Plataforma.
 
A primeira rodada de Fóruns Comunitários aconteceu em 2009 para contribuir com a construção de um diagnóstico da comunidade sobre a situação da infância e da adolescência. No evento, grupos locais apresentaram os resultados de mapeamentos e consultas que realizaram com as comunidades sobre sua percepção em relação à garantia dos direitos de meninos e meninas naquela localidade.

As informações foram discutidas pelos participantes, que avaliaram 30 metas comunitárias e, com base nessa avaliação, definiram suas prioridades para ajudar na melhoria das condições de vida de suas crianças e seus adolescentes. Essas prioridades foram incluídas em Planos de Ação, que apresentam as atividades que as comunidades vão realizar até o final de 2011, com prazos, responsáveis e recursos necessários.
 
Em 2011, os participantes dos Fóruns vão comparar a realidade do momento com a situação encontrada em 2009 e avaliar que metas comunitárias foram de fato alcançadas. Os debates também criarão oportunidades para que a comunidade planeje a continuidade das atividades.

Confira as datas dos Fóruns já agendados.

Plataforma dos Centros Urbanos - A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de reduzir as iniquidades nas grandes cidades brasileiras, garantindo os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares (favelas, cortiços, conjuntos habitacionais). 

A Plataforma está sendo implementada em três municípios – São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro, com a participação de 91 comunidades. São aliados da iniciativa Fundação Itaú Social e MSC Cruzeiros. A Plataforma também conta com a parceria da BT, do Projeto Segurança Humana e da Secretaria Municipal do Trabalho, além do apoio da Fundação Bradesco, Caravana do Esporte e da Música e Nova S/B. São parceiros técnicos da Plataforma o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento (CIEDS), a Viração e o Instituto Paulo Montenegro.

Mais informações
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children