Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Salvar crianças no sul da Somália deve ser prioridade

Nairóbi, 29 de julho – Com uma estimativa de 1,25 milhão crianças em todo o sul da Somália necessitando e assistência urgente e, deste total, mais de 640 mil com desnutrição aguda, o UNICEF apelou para que salvar a vida dessas crianças seja uma prioridade para todos.

"As crianças do sul da Somália precisam desesperadamente da nossa ajuda. Muitos delas já morreram e muitas outras estão em grande risco se não agirmos agora", disse Rozanne Chorlton, Representante do UNICEF na Somália. "As famílias não deveriam ter que deixar as suas casas, as mães e seus filhos não deveriam ter de suportar dias de perigosa jornada em busca de comida e água e depois ainda ter que enfrentar uma vida de incerteza em um acampamento. Toda a nossa energia deve ser focado em salvar vidas”, ressaltou.

Para chegar às crianças o mais rápido possível, o UNICEF, juntamente com seus parceiros, está multiplicando suas operações na região e está usando todos os meios disponíveis para obter os suprimentos necessários. Até o momento, já foram eviados para a zona afetada pelas secas suplementos alimentares suficientes para atender 65 mil crianças nas regiões do sul da Somália. Essas fontes estão sendo distribuídos pelos parceiros que estão em campo.

Já chegaram três aviões em Mogadíscio, dois em Galkayo, e um em Baidoa, bem como dois navios em Mogadíscio já chegaram ao país levando produtos nutricionais que salvarão vidas de crianças afetaas. Os suprimentos incluem 653 toneladas métricas de mistura de milho e soja, alimento nutritivo suficiente para alimentar mais de 65 mil crianças vulneráveis – e cerca de 230 toneladas de alimentos terapêuticos para tratar 16 mil crianças gravemente desnutridas. A maioria destes suprimentos nutricionais já chegou a crianças em Mogadishu e nas de regiões de Gedo, Juba Médio, Juba, Bay e Shabelle no sul da Somália.

O UNICEF planeja a establecer uma linha de distribuição de suprimentos para abastecer 325 centros de alimentação suplementar já em operação, 16 centros de estabilização e 201 centros ambulatoriais de alimentação terapêutica, bem como expandir o alcance dos serviços para beneficiar crianças em áreas remotas.

O UNICEF vai começar a oferecer, mensalmente, alimentação suplmentar a 150 mil famílias nos próximos dois meses. Em K-50 (no Médio Shabelle), 7 mil famílias deslocadas já receberam a mistura de milho de soja. O UNICEF está também trabalhando com parceiros para a preparações de refeições para serem fornecidas 8 mil pessoas, 3 vezes aos dia, nas localidades onde os refugiados estão se concentrando.

"Embora tenhamos desafios, estamos conseguindo chegar nas crianças. Por exemplo, esta semana, os nossos parceiros foram capazes de beneficiar 3,5 mil crianças com uma combinação de mistura de milho de soja e alimentos terapêutico em regiões de difícil acesso de Qansadheere ", disse Chorlton.

Nos próximos dias, um navio transportando 410 toneladas de mistura de milho e soja para fornecer alimentação cobertor para mais de 20 mil famílias deve atracar em Mogadishu. O navio também vai entregar leite terapêutico e suplementos alimentares para tratar mais de 7,3 mil crianças gravemente desnutridas.

O UNICEF estima que precisará 117 milhões de dólares ao longo dos próximos seis meses para chegar às crianças em todas as áreas afetadas pela seca no sul da Somália.

O UNICEF é a única grande agência a entregar alimentos terapêuticos e a oferecer serviços de nutrição suplementar na Somália. O Fundo trabalha em parceria com cerca de 60 organizações não governamentais no sul.

Mais informações:
Pedro Ivo Alcantara
Oficial de Comunicação do UNICEF no Brasil
(61) 30351983 / pialcantara@unicef.org

 

 

 

 

Doação on-line


unite for children