Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Semana do Bebê mobiliza municípios maranhenses pelos direitos da primeira infância

Com apoio do UNICEF e Bemfam-MA, será realizada a 1ª Semana do Bebê em Morros (MA), de 11 a 15 de julho
Mais 10 municípios também já estão agendando suas programações em todo o Estado

São Luís, 7 de julho – Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. No início deste ano, em parceria com a Bemfam-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. Em maio, os municípios de Caxias, Vargem Grande e Governador Newton Bello realizaram o evento.

Em Morros, a 1ª Semana do Bebê começará na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 9h, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). Durante a abertura, será apresentada a Lei Municipal 043/2011, que institui a Semana do Bebê como parte do calendário oficial do município. Durante esse dia, será entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nascer de parto normal e que, a partir de então, será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança.

Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a 1ª Semana de Bebê de Morros terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque será a Noite Cultural com as Crianças, na segunda-feira, além do Arraial do Bebê, na quarta-feira (13/7). O encerramento será na sexta-feira, às 16h, com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros.

Nos próximos meses, já está confirmada a realização da 1ª Semana do Bebê de Araioses de 1º a 8 de outubro. Os municípios de Chapadinha, Imperatriz, Parnarama, Porto Franco, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, São João dos Patos e São José de Ribamar também já anunciaram a realização do evento ainda neste ano.

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Informações para imprensa
Immaculada Prieto
Assessora de Comunicação do UNICEF em São Luís
Telefones: (98) 4009-5700 ou 8111-7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children