Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios do Semiárido baiano participam de nova etapa do Selo UNICEF

Desenvolvimento infantil, comunicação e participação de adolescentes estão na agenda de encontros em Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana, neste mês de julho

Salvador, 5 de julho – Os 204 municípios do Semiárido baiano engajados na melhoria da vida de suas crianças e adolescentes e em busca do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 têm encontro marcado para avançar no debate sobre o fortalecimento das políticas sociais para a infância e adolescência. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, neste mês de julho, o 4º ciclo de capacitação do Selo UNICEF na Bahia, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. Ao todo, serão quatro encontros, voltados para diferentes grupos de municípios, em Juazeiro (dia 6), Barreiras (14), Vitória da Conquista (20) e Feira de Santana (26 e 27).

O 4º ciclo de capacitação do Selo começa em Juazeiro. Nesta quarta-feira (6/7), das 8h30 às 18h, o Grande Hotel Juazeiro (Rua José Petitinga, 466 – Santo Antônio) vai receber representantes de 23 municípios: Abaré, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Filadélfia, Glória, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Macururé, Mirangaba, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pindobaçu, Remanso, Rodelas, Saúde, Senhor do Bonfim, Sobradinho e Uauá.

A novidade desta etapa do Selo UNICEF é que adolescentes estão sendo convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para esse público. A partir de vídeos, músicas, charges e dinâmicas, eles vão debater a importância da garantia do direito à comunicação para fazer valer outros direitos humanos. As meninas e os meninos integrantes das Comissões Municipais Pró-Selo também vão trocar experiências sobre como estão atuando em escolas e comunidades para promover o desenvolvimento social, além de debater mecanismos para fortalecer a sua participação em espaços de decisão sobre temas que afetam sua vida.

Os técnicos e gestores que coordenam o Selo nos municípios e os representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vão participar de um treinamento paralelo sobre desenvolvimento infantil. A agenda do encontro prevê exposições e debates sobre a importância dos primeiros seis anos de vida na formação dos indivíduos e as políticas públicas brasileiras para essa faixa etária.

Cada município receberá o seu relatório de acompanhamento, produzido pelo UNICEF, com indicadores sociais que estão sendo monitorados no programa e serão considerados na avaliação final dos concorrentes à certificação Selo 2009-2012. O documento reúne informações referentes ao pré-natal, mortalidade infantil, desnutrição, imunização, aleitamento materno, entre outros dados que retratam a situação das crianças e adolescentes nos municípios.

Os participantes vão conhecer a experiência das cidades de Canela/RS, Acará e Castanhal/PA na realização da Semana do Bebê – iniciativa que incentiva o envolvimento de pessoas e entidades dos diversos setores em ações voltadas para a melhoria da vida das crianças pequenas. Eles também vão conversar sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), ferramenta de acompanhamento do estado nutricional das crianças, capaz de produzir informações sobre disponibilidade de alimentos, qualidade da dieta consumida e desnutrição, entre outras.

“Nosso objetivo é estimular os municípios a utilizar o Sisvan e a promover a Semana do Bebê. Queremos reforçar a importância da atenção e cuidados na primeira infância, divulgar instrumentos que apoiam a elaboração de políticas para as crianças de até 6 anos, contribuir para colocar o desenvolvimento infantil na agenda dos municípios e articular os diversos setores e segmentos da população em iniciativas voltadas para a garantia dos direitos das crianças pequenas”, diz Vilma Cabral, gestora de programas do UNICEF e coordenadora técnica do Selo na Bahia.

Os próprios municípios apresentarão boas práticas desenvolvidas nos três temas do Eixo de Participação Social do Selo: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial; e Esporte e Cidadania.

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli Escritório de Direitos Humanos.

Mais informações
Andréia Neri, Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefones: 71 3183-5700 e 9199-0913
E-mail: aneri@unicef.org

 

 
unite for children