Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Ministério do Esporte firmam parceria em favor das crianças brasileiras

Cleide Passos, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte

© Glauber Queiroz/Ascom/ Ministério do Esporte
Equipe do UNICEF reunida com o ministro Orlando Silva, em seu gabinete, em Brasília.

Brasília, 9 de junho – Representantes do UNICEF reuniram-se, nesta quinta-feira, 8 de junho, com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir ações para assegurar o direito ao esporte seguro e inclusivo a crianças e adolescentes e o legado social dos megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016.

No encontro, foi firmada uma parceria para a garantia e proteção dos direitos de 100 mil crianças brasileiras, com atenção especial para aquelas que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O ministro ressaltou que há um compromisso do governo brasileiro com a proteção à infância. “O Ministério do Esporte reforça esse compromisso ao dar prosseguimento a um diálogo permanente com o UNICEF, ajudando a combater a exploração sexual e o trabalho infantil e trabalhando para que todas as crianças tenham acesso à prática do esporte”, disse.

Participaram da reunião o Diretor Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Bernt Aasen; a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier; a Chefe da área de Parcerias com a Sociedade Civil do UNICEF em Nova Iorque, Liza Barrie; o Assessor Regional do UNICEF para a área de HIV/aids Mark Connolly; e a Oficial de Programas do UNICEF no Brasil Ilaria Favero.

Durante a audiência, o UNICEF entregou ao ministro um documento elaborado por adolescentes de todo o Brasil que participaram do encontro Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, realizado em abril no Rio de Janeiro. Os adolescentes pedem às autoridades responsáveis pelos megaeventos que defendam os direitos das crianças e dos adolescentes, porque o esporte seguro e inclusivo é muito importante para a vida deles, além de ser um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Esperamos que a realização desses megaeventos esportivos ajude a melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes de todo o País. Por isso, queremos falar para as autoridades que é preciso pensar bem em várias formas de evitar alguns riscos que os eventos podem trazer”, informa trecho da carta, que pode ser acessada na íntegra aqui.

Mais informações:
Alexandre Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: 61 3035 1947

Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: 61 3035 1963

 

 
unite for children