Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Nota de pesar pelo falecimento do Professor Abdias Nascimento

Brasília, 24 de maio – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vem a público manifestar o seu pesar pelo falecimento do Professor Abdias Nascimento e, ao mesmo tempo, se solidarizar com os familiares, amigos e companheiros de luta e de ideal.

Expoente máximo do movimento negro no País, Professor Abdias, poeta, artista, parlamentar e escritor, foi um dos mais importantes teóricos da luta antirracista e do pensamento negro brasileiro.

Seu legado se manifesta nos mais diferentes temas do racismo e das desigualdades raciais. Sua influência está presente desde a participação do Brasil na Conferência de Durban em 2001 até sua defesa sobre a importância do estudo sobre a história da África para crianças e adolescentes no Brasil como forma de enfrentamento do racismo, e que gerou a criação da Lei 10.639/03.

A perda do Professor Abdias deixa em todos nós uma lacuna que dificilmente será preenchida. Entretanto, o seu exemplo e a sua resistência na luta pela promoção e defesa dos direitos da população negra certamente continuarão a inspirar todos aqueles que sonham e trabalham por um país mais justo e menos desigual.

Marie-Pierre Poirier
Representante do UNICEF no Brasil

 

 
unite for children