Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Por uma educação sem racismo

Campanha Por uma infância sem racismo é adotada pela Semana de Ação Mundial 2011

Brasília, 2 de maio – A campanha Por uma infância sem racismo, do UNICEF, foi incorporada à Semana de Ação Mundial (SAM), iniciativa da Campanha Global pela Educação (GCE) realizada entre 2 e 8 de maio. Neste ano, a SAM terá como tema a educação não discriminatória.

A SAM acontece desde 2003 simultaneamente em mais de 100 países para mobilizar governos e sociedade pela garantia da educação de qualidade para cada criança e adolescente. Desde seu lançamento, a Semana já mobilizou mais de 43 milhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que, no âmbito das suas atividades, produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras ações de informação, sensibilização e mobilização sobre temas ligados ao direito à educação, envolvendo diversos parceiros.

Uma das principais atividades neste ano é uma audiência pública que será realizada em Brasília, no dia 4 de maio, na Câmara dos Deputados. A proposta é levar para deputadas e deputados as preocupações e reivindicações da sociedade sobre o tema da educação não discriminatória.

A SAM tem como parceiros UNICEF, UNESCO, Global Campaign for Education, Educação não sexista e antidiscriminatória, Cese, Dhesca Brasil, Escola de Gente e Novamerica.

O UNICEF acredita que as iniciativas voltadas para a defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente aquelas que se propõem a reduzir disparidades e enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminação, contribuem para fortalecer os direitos e a cidadania.

A missão do UNICEF é empreender, em todo o mundo, esforços para universalização dos direitos de todas e cada uma das crianças e dos adolescentes. Todas as formas de negação ou ameaça à garantia plena de direitos e violação da integridade psicológica e física das crianças são, por nós e nossos parceiros, denunciadas e são objeto de mobilização em busca de ações e especialmente de políticas públicas que as superem.

A campanha nacional Por uma infância sem racismo tem como objetivo alertar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência. Baseada na ideia de ação em rede, a campanha mobiliza pessoas, organizações e governos a empreender esforços e iniciativas para garantir direitos a cada criança e a cada adolescente no Brasil.

Saiba mais sobre maneiras de participar da Semana de Ação Mundial 2011 no blog da ação.

 

 
unite for children