Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Semana do Bebê mobiliza municípios brasileiros pelos direitos das crianças

Este ano, iniciativa apoiada pelo UNICEF começa em maio no município de Canela e será realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro e em outros 24 municípios. No Ceará, passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Brasília, 25 de abril – Mobilizar os municípios brasileiros pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A iniciativa é realizada anualmente há 12 anos no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. No ano passado, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do País.

Este ano, Canela será o primeiro município a realizar a Semana do Bebê. O Rio de Janeiro e outros 24 municípios já aderiram à iniciativa (confira abaixo as datas já confirmadas dos eventos). No Ceará, a Semana do Bebê passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio de uma lei aprovada em dezembro do ano passado. Com a medida, o Ceará realizará a ação todos os anos entre os dias 20 e 26 de setembro. Os municípios cearenses também serão incentivados a aderir a essa iniciativa.

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Clique aqui para saber mais sobre a Semana do Bebê em Canela.

Confira a agenda dos municípios que já confirmaram a data de realização da Semana do Bebê:

8 a 15 de maio Canela RS
10 a 13 de maio Castanhal PA
23 a 27 de maio Nova Venécia ES
20 a 24 de junho Porto Nacional TO
22 a 28 de agosto Rio de Janeiro RJ
20 a 26 de setembro Aracoiaba CE
20 a 26 de setembro Horizonte CE
20 a 26 de setembro Ocara CE

Mais informações
Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: 61 3035 1963

Alexandre Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: 61 3035 1947

 

 
unite for children