Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Representante do UNICEF destaca os avanços sociais do Brasil nos últimos anos

Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Avaliação foi feita durante encontro de Marie-Pierre Poirier com a ministra Tereza Campello, do MDS, nesta terça-feira, em Brasília

© Bruno Spada/MDS
A ministra Tereza Campelo recebe a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Brasília, 29 de março – A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), reuniu-se na tarde desta terça-feira (29/3) com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Ela veio apresentar à ministra as ações do UNICEF na redução das desigualdades, principalmente no que diz respeito ao direito das crianças e adolescentes.

Durante o encontro, Marie-Pierre destacou os avanços do Brasil na área social, como a queda significativa da desnutrição e da mortalidade infantil, assim como a ampliação do registro civil de nascimento e o desenvolvimento social de regiões como o Semiárido.

“O progresso do Brasil no combate à pobreza é espetacular. Ao chegar ao excluído, o Brasil desenvolve um banco de tecnologia social que pode ser colocado a serviço da humanidade”, ressaltou a representante do UNICEF. O Fundo das Nações Unidas para a Infância quer ampliar as parcerias com o governo brasileiro, inclusive no âmbito da cooperação Sul-Sul.

A ministra Tereza Campello destacou o interesse do ministério em manter e aprofundar a parceria com o UNICEF. O tema da infância é uma prioridade para a pasta, destacou a titular. Como exemplo, apontou o recente reajuste do Programa Bolsa Família, especialmente aos benefícios concedidos às crianças e aos jovens, parcela da população que apresenta as maiores taxas de pobreza.

“Garantir renda às famílias pobres tem efeitos positivos na alimentação, saúde e frequência escolar de milhões de crianças e jovens, além de inibir o ingresso precoce no mundo do trabalho”, salientou a ministra.

Ela também destacou o papel da área da assistência na promoção e proteção social das famílias brasileiras. “O fortalecimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social) é uma prioridade do MDS, bem como nossas ações de segurança alimentar e nutricional”, disse.

Tereza Campello afirmou ainda que contará com o apoio do UNICEF para implantar o Plano de Enfrentamento da Pobreza Extrema, que está sendo elaborado pelo governo, com a coordenação do MDS. O plano terá três eixos: transferência de renda, oferta de serviços públicos de qualidade e inclusão produtiva.

Participaram da reunião, além de Tereza Campello e Marie-Pierre Poirier, o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mário Volpi, e o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes.

Anelise Borges e Rafael Ely
Ascom/MDS
Telefone: 3433 1104

 

 
unite for children