Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF lança proposta da Semana do Bebê no Maranhão

São Luís, 22 de março – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam-MA), promove o lançamento estadual da publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”, nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 8h, no auditório da OAB-MA, em São Luís (MA). A iniciativa busca mobilizar os municípios maranhenses para garantir os direitos de cada criança desde seus primeiros anos de vida.

A proposta da Semana do Bebê – iniciada há 10 anos no município de Canela (RS) – tem contribuído de forma efetiva com o avanço das políticas públicas que asseguram o direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças. Sistematizada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”, a metodologia está agora sendo semeada em todo o Semiárido e Amazônia Legal brasileira pelo UNICEF e parceiros.

“Estamos convidando todos a refletir sobre qual é o espaço que os bebês ocupam na vida de nossa família, na nossa comunidade, no nosso município. Variados estudos confirmam que é crucial garantirmos atenção prioritária a cada criança desde seus primeiros momentos de vida, mas os indicadores reais nos mostram que ainda há muitos desafios e desigualdades na garantia dos direitos da primeira infância. Por isso, propomos uma semana de mobilização para contribuir com essa mudança”, explica a coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís, Eliana Almeida.

No Maranhão, mais de 150 municípios estão sendo convidados a participar de encontros de sensibilização sobre a proposta. Realizados em parceria com a Bemfam, já aconteceram eventos em Caxias, Santa Inês e Vargem Grande. Os próximos serão em Imperatriz, São Bento e São Luís. Durante a programação, técnicos e gestores da Saúde, bem como articuladores municipais do Selo UNICEF Município Aprovado e lideranças adolescentes, recebem informações sobre como organizar a Semana do Bebê.

Não há uma programação fechada: cada município busca parcerias para criar atividades variadas – de serenatas para bebês a audiências públicas na Câmara Legislativa, passando por oficinas, palestras e apresentações culturais. A data da Semana do Bebê também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano. “O objetivo é que todos os setores do município – gestores, vereadores, empresários, comunicadores, famílias – possam dar atenção à situação dos bebês e discutir como avançar na garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos”, completa Graça Lima, coordenadora da Bemfam no Maranhão.

Para a mesa de abertura do evento, além da coordenação do UNICEF e da Bemfam, já confirmaram presença: Cristina Loyola (secretária adjunta de atenção primária em saúde da Secretaria Estadual da Saúde), Elisângela Cardoso (presidente do CEDCA-MA), Márcia Maia (coordenadora do Caop/Ministério Público e Rede Maranhense da Primeira Infância), Roberto Mauro Rangel (Fórum Estadual Educação Infantil) e Silvana do Reis (membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA).

Agenda
O quê: Lançamento estadual da publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”
Quando: 23 de março (quarta-feira), das 8h às 10h
Onde: Auditório da OAB-MA, Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, 01 – Calhau, São Luís/MA

Informações para imprensa:
Immaculada Prieto (UNICEF em São Luís)
Telefones: (98) 4009 5700 ou 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children