Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Entrega do Selo Educação para a Igualdade Racial acontece hoje em Brasília

Evento é realizado no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Brasília, 21 de março – A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) entrega hoje, em Brasília, o Selo Educação para a Igualdade Racial.

Lançado em 2010, o Selo premiará as primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação que implementaram a Lei nº 10.639/03. O projeto tem como objetivo contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África e que apontem para a riqueza da diversidade cultural como marca da sociedade do País.

Destinado a escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, o Selo contempla iniciativas exitosas na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme prevê a Estatuto da Igualdade Racial.

O Selo de Educação é uma parceria da SEPPIR com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC (SECAD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

A entrega do Selo acontece no evento de lançamento da campanha do Ano Internacional dos Afrodescendentes e no contexto de celebração do oito anos da criação da SEPPIR.

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela ONU em memória ao massacre de Sharpeville, que vitimou dezenas de manifestantes que protestavam contra a Lei do Passe, na África do Sul, em 1960. A data foi instituída por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que também declarou 2011 como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

A programação do evento inclui ainda, homenagens à professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC), pelos relevantes serviços prestados ao país. Também uma premiação a crianças vencedoras do concurso cultural As Cores do Saber, iniciativa realizada pela parceria BR Petrobras/Seppir. No mesmo ato, a Petrobras assinará dois protocolos de intenções que visam a ações para promover o Estatuto da Igualdade Racial.

Fonte: Comunicação Social SEPPIR/PR

 

 
unite for children