Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Selo UNICEF realiza encontro de capacitação em Codó

Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, representantes de 15 municípios da região discutem estratégias para fortalecer as políticas públicas da área da infância e a cidadania dos adolescentes

São Luís, 7 de dezembro – Nova rodada de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2102 chega a Codó e envolverá 15 municípios do Semiárido maranhense. Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Codó, o encontro será realizado nos próximos dias 9 e 10 de dezembro no Auditório da Escola Ananias Murad, Rua César Brandão s/n – Centro. A rodada começou em Porto Franco, já passou por São João dos Patos e Bacabal, e ainda seguirá para Pinheiro e São Luís. Ao todo, serão envolvidos cerca de 300 representantes dos 154 municípios maranhenses participantes da iniciativa.

Durante o encontro, serão apresentadas duas novas publicações lançadas pelo UNICEF: Guia Políticas Publicas – Dicas para Melhorar a Vida de Crianças e Adolescentes nos Municípios e Guia Cidadania dos Adolescentes – Dicas para promover a participação social dos adolescentes nos municípios. Distribuídas aos participantes, as publicações também estão disponíveis em versão eletrônica neste site.

“O objetivo do encontro é oferecer aos municípios um roteiro de dicas e sugestões de como fortalecer as políticas locais para garantir o direito de sobreviver, se desenvolver, aprender, crescer sem violência, proteger-se e ser protegido do HIV/aids de cada criança e adolescente no Semiárido e na Amazônia”, explica Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís.

De agosto a outubro, os 154 municípios maranhenses participantes do Selo UNICEF foram incentivados a produzir diagnósticos participativos sobre a situação local da infância e adolescência, organizar fóruns comunitários de discussão e traçar um plano de ação municipal. “Neste momento, queremos apoiar os municípios no aprofundamento de seus planos de ação, para que possam afinar suas estratégias e provocar mudanças concretas na vida das meninas, dos meninos e suas famílias”, completa Eliana Almeida.

O Plano de Ação Municipal representa uma ferramenta essencial rumo à conquista do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 – um reconhecimento internacional que será concedido pelo UNICEF aos municípios que mais se destacarem na garantia dos direitos das crianças e adolescentes até 2012. Em todo Brasil, mais de 1.800 municípios de 19 Estados, do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, estão participando da iniciativa. Desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio da Petrobras e da Rede Energia e a parceria técnica, no Maranhão, da Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA) e do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), o Selo UNICEF promove uma intensa mobilização social para que cada menino e menina tenham seus direitos assegurados.

Lançamento da campanha – Com a presença de representantes dos municípios vizinhos, a prefeitura municipal de Codó vai realizar no final da tarde do dia 9 (quinta-feira) o lançamento municipal da campanha Por uma infância sem racismo – uma mobilização nacional do UNICEF e parceiros para superação do racismo que afeta milhares de crianças negras e indígenas no Brasil. Saiba mais: www.infanciasemracismo.org.br

Informações para imprensa
Immaculada Prieto
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefones: (98) 4009 5700 ou 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children