Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF discute com municípios como melhorar os indicadores sociais e promover a participação social

Belém, 30 de novembro – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza, entre os próximos dias 2 e 3 de dezembro, o último ciclo de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado no Amapá. Participam do encontro os municípios que aderiram ao Selo e que realizaram o I Fórum Comunitário. A oficina acontece na Escola de Administração Pública do Amapá e contará com a participação dos articuladores, conselheiros e adolescentes dos municípios participantes do Selo no Estado.

O I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado foi uma etapa realizada em outubro deste ano, em sete municípios do Estado. O objetivo foi ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos e cidadãs no acompanhamento e controle social das políticas públicas destinadas à infância e adolescência nos municípios.

A conquista do Selo UNICEF Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, capacitação, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de ideias, propostas e ações que melhorem os indicadores sociais do município. Para que os municípios consigam avançar na melhoria dos indicadores da infância e adolescência, é que o UNICEF tem realizado vários encontros com gestores e representantes da sociedade civil. A proposta é colaborar para que sejam oferecidos serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, assistência social, arte, cultura, comunicação, esporte e meio ambiente. 

A oficina que acontece em Macapá discutirá as dicas sobre: como melhorar a realização das políticas públicas no município e como promover a participação de adolescentes. O objetivo é contribuir para que o município possa aperfeiçoar a realidade revelada pelos indicadores sociais da localidade. Ao longo de um dia e meio de oficina, será apresentada uma série de orientações que podem ajudar no planejamento e execução de programas municipais, voltados para a universalização de direitos básicos. É importante destacar que muitas iniciativas sugeridas são políticas públicas que auxiliam o município a garantir os direitos de crianças e adolescentes. Outras são novas ideias para efetivar essas políticas e aperfeiçoá-las.

Serão ainda discutidas formas de promover a participação ampla de adolescentes, mostrando como conhecer melhor a situação das crianças e adolescentes do município; como realizar oficinas e desenvolver produtos de comunicação; como identificar as expressões culturais que fazem parte da diversidade da região, como por exemplo, as expressões culturais de origem africana ou indígena; e como promover eventos culturais, sociais e esportivos em favor dos direitos da criança e do adolescente.

Oficina de Capacitação do Selo:
Local: Escola de Administração Pública do Amapá – EAP - Rua Amazonas, n° 20 – Centro, Sala 01
Data e horário:
2/12 – 9h às 12h e 14h às 17h30
3/12 – 9h às 12h

Sobre o Selo UNICEF
É no município que cada criança e adolescente nasce, cresce e se desenvolve. O município é o local onde os meninos e meninas vivem com suas famílias e, portanto, onde podem acontecer mudanças concretas para melhorar sua situação de vida. Com esse objetivo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou o Programa Selo UNICEF Município Aprovado. A proposta é mobilizar gestores, técnicos, conselheiros de direito, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias, comunicadores, além dos próprios adolescentes e crianças, para avançar – todos juntos – na garantia dos direitos de cada criança e adolescente. Os municípios que demonstram maior esforço em melhorar essa realidade recebem o reconhecimento do UNICEF.

Neste momento, mais de 1.800 municípios brasileiros de 19 Estados participam do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Ao longo desse período, o município tem a oportunidade de participar de um amplo processo de mobilização, de desenvolvimento de capacidade técnica, além de monitoramento de indicadores sociais. Tudo isso para conhecer melhor a situação da infância e adolescência, fortalecer as políticas públicas locais e avançar na garantia dos direitos de cada criança e adolescente.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Ida Pietricovsky de Oliveira
E-mail: ipoliveira@unicef.org
Telefone: (91) 30735700

 

 
unite for children