Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

ONU celebra os seus 65 anos com novo escritório e exposição fotográfica em Salvador

Salvador, 25 de novembro – No 65º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade de Salvador ganha o Escritório Compartilhado da ONU na Bahia, localizado em um dos principais cartões postais da cidade: o Ed. Elevador Lacerda (Praça Municipal Thomé de Souza, s/n). Nesta sexta-feira, 26 de novembro, o Sistema das Nações Unidas no Brasil promove, no Palácio Rio Branco, às 9h30, solenidade de inauguração da nova sede com a abertura da exposição fotográfica 'Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações'.

O evento contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, João Henrique; e do coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek. Ainda participarão da solenidade: os representantes, no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Marie-Pierre Poirier; da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo; e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Harold Robinson; além do Diretor de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para a América Latina e Caribe, Ivan Cossio; e do representante adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral.

Os convidados serão recepcionados no Palácio Rio Branco pela Orquestra Neojibá. Ao final da solenidade, a Banda Feminina Didá se apresentará na Praça Municipal.

Nova sede – O Escritório Compartilhado da ONU na Bahia é o primeiro com atuação integrada de agências das Nações Unidas no País. Cinco organismos de cooperação internacional com atuação no Estado vão trabalhar em conjunto no local: UNICEF, PNUD, OIT, UNFPA e FIDA. O espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal de Salvador e reformado pelo Governo da Bahia e a ONU.

“A decisão de ter um Escritório Compartilhado da ONU na Bahia é um reconhecimento da importância do Estado no contexto regional e do valor das parcerias firmadas com o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal de Salvador. O Escritório Compartilhado é mais um incentivo para o desenvolvimento de um trabalho integrado entre agências do Sistema ONU no Brasil na promoção do desenvolvimento humano sustentável”, diz Jorge Chediek, coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil e também representante do PNUD no País.

A exposição – 'Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações' conta, por meio de 85 fotos históricas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados Membros. As imagens retratam diferentes projetos realizados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores das diferentes agências e organismos que compõem o Sistema ONU.

Até 26 de dezembro, o público poderá conhecer, no Palácio Rio Branco, um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI. A exposição ficará aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca.

A mostra também pode ser vista no site www.unicrio.org.br/onu2010.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Andréia Neri
E-mail: aneri@unicef.org
Telefone: (71) 3183 5700 ou 9199 0913)
Alexandre Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (61) 8166 1636

Assessoria de Comunicação do PNUD no Brasil
Daniel de Castro
E-mail: daniel.decastro@undp.org
Telefone: (61) 3038 9117 ou 8221-1502

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio)
Gustavo Barreto
E-mail: gustavo.barreto@unic.org
Telefones: (21) 2253 2211 ou 8185 0582

 

 
unite for children