Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Salvador recebe oficina latino-americana sobre crianças fora da escola

Salvador, 13 de novembro – O UNICEF e o Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS) realizam, de 16 a 19 de novembro, em Salvador, a Oficina Regional da América Latina e Caribe da Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola. O objetivo do evento é discutir e buscar soluções para o problema das crianças que estão fora da escola na América Latina e Caribe e contribuir para a construção de políticas públicas educacionais que possam ser adaptadas para países de todas as regiões do mundo.

Além disso, o evento ressaltará a necessidade de se promover avanços reais em relação a essa questão e de se desenvolver ferramentas que permitam melhorar a avaliação, o monitoramento e a aceleração da inclusão das crianças que estão fora da sala de aula, bem como as que se encontram em situação de risco de evasão com vistas a alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 4 - Ensino Básico Universal em 2015.

“Nós entendemos que o direito à educação se concretiza na medida em que o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão de cada etapa da educação básica estejam garantidos para todas e cada uma das crianças e adolescentes no país”, explica a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Participam da oficina funcionários do UNICEF e UIS, sociedade civil e Ministério da Educação dos países que fazem parte da iniciativa na América Latina, Brasil, Bolívia e Colômbia.

O principal objetivo da oficina é contribuir para a elaboração de um estudo global, dentro do âmbito da Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, sobre a situação das crianças e adolescentes que não estão tendo o seu direito de ir à escola assegurado e daqueles que estão em risco de ser excluídos das salas de aula.

A ideia é entender esses grupos vulneráveis e traçar estratégias que garantam acesso, permanência e aprendizagem de cada uma das crianças e adolescentes em todo o mundo. Além disso, vai mapear experiências e contribuir na construção de políticas públicas focadas na garantia do direito de aprender de cada uma das crianças no mundo.

Monitoramento – A Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola é coordenada pelo UNICEF e Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS) e conta com a adesão de 20 países em desenvolvimento de todo o mundo e tem como objetivo monitorar e avaliar a situação das crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Agenda
O quê
: Oficina Regional da América Latina e Caribe da Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola
Quando: De 16 a 19 de novembro de 2010
Onde: Gran Hotel Stella Maris Resort and Conventions, Salvador (BA)

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Andréia Neri
E-mail: aneri@unicef.org
Telefones: (71) 31835700 ou (71) 91990913

Alexandre Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (61) 81661636

Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: (61) 30351983

 

 
unite for children