Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Arte pela causa da infância: obra inspirada nos 60 anos do UNICEF no Brasil é lançada em São Paulo

Evento com o apoio da P&G apresentará peça criada pela artista plástica Sônia Menna Barreto
Renda obtida com as peças será destinada a ações e projetos do UNICEF

© Sônia Menna Barreto
UNICEF 60 anos no Brasil – A artista plástica Sônia Menna Barreto apresenta, por meio da técnica mista e de forma simbólica, diversos elementos relacionados ao trabalho do Fundo das Nações Unidas para a Infância durante as seis décadas de atuação no País.

Brasília, 9 de novembro – Como parte das comemorações dos 60 anos do UNICEF no Brasil, será lançada amanhã, em São Paulo, uma obra de arte inspirada no trabalho feito pela organização no País. A imagem, criada pela premiada artista plástica Sônia Menna Barreto, foi reproduzida na forma de pôsteres e giclées (tela e papel). Os recursos obtidos com a comercialização das peças serão destinados a ações e projetos do UNICEF.

O evento de lançamento tem o apoio da P&G, parceira do UNICEF em ações voltadas para a primeira infância, e será realizado em São Paulo, dia 10 de novembro, no Club A, Hotel Sheraton, a partir das 20h.

Por meio da técnica mista, Menna Barreto apresenta, de forma simbólica, diversos elementos relacionados ao trabalho do UNICEF no Brasil. Crianças, por exemplo, aparecem simbolizando o aprendizado e as conquistas obtidas pelo País com a participação do UNICEF, como o artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

"No ano em que comemoramos os 60 anos do trabalho do UNICEF no Brasil, essa ação reflete o envolvimento de pessoas e organizações com a causa da infância. Esse compromisso é fundamental para que possamos derrubar as barreiras da iniquidade e levar os avanços para cada criança e cada adolescente no Brasil", diz Marie-Pierre Poirier, Representante do UNICEF no Brasil.

"A P&G é guiada pelo propósito de melhorar vidas por meio de seus produtos e também de ações de responsabilidade social. Nossa parceria de 20 anos com o UNICEF já rendeu bons frutos e ansiamos para que venham muitos outros projetos para que possamos estreitar ainda mais essa relação tão importante para a sociedade brasileira", comemora Gabriela Onofre, diretora de assuntos corporativos da P&G Brasil.

"Concebi simbolicamente a obra UNICEF 60 anos no Brasil, com uma leveza lúdica, como toda infância e adolescência deveria ser, embora saiba que o mundo muitas vezes não gira em torno de alegrias", explica a artista plástica Sônia Menna Barreto.

60 anos – O primeiro escritório do UNICEF no Brasil foi instalado em 1950, em João Pessoa. Nessas seis últimas décadas, o UNICEF tem participado de importantes conquistas como a erradicação da pólio, a redução da mortalidade infantil, a distribuição da merenda escolar e a recente ampliação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos.

O UNICEF é movido pelo compromisso e pela determinação de ajudar a construir um mundo onde os direitos de cada criança são cumpridos, respeitados e protegidos. No Brasil e em outros 190 países, esse trabalho é realizado em parceria com governos e sociedade. Por meio da união de forças, o UNICEF acredita que será possível superar as disparidades que ainda impedem a sobrevivência e o desenvolvimento de milhões de meninas e meninos em todo o mundo.

Sobre a parceria entre UNICEF e P&G – A P&G tem apoiado diversas iniciativas do UNICEF no Brasil e em outros países. O projeto Mamãe Solidária, por exemplo, teve grande repercussão e teve como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde de crianças de até 6 anos. Em 2008, a empresa apoiou a impressão e distribuição de 18 mil exemplares do Almanaque da Família Brasileira, produzido em parceria com a Editora Globo e o cartunista Ziraldo, ajudando a levar informações básicas sobre cuidados para crianças de até 6 anos de idade a milhares de famílias. Em dezembro do ano passado, as duas organizações lançaram a iniciativa Corrrente do Bem, destinando recursos para ações na área de desenvolvimento infantil no Brasil e reforçando uma parceria criada no País desde 2004.

Sobre Sônia Menna Barreto – A artista plástica Sônia Menna Barreto, única brasileira a possuir obra em uma das maiores coleções de arte do mundo, a Royall Collection, pertencente à Família Real Britânica, usa a maleabilidade da pintura a óleo para reinventar o mundo, modificando-o, fazendo com que haja uma fusão entre o real e o fantástico, extrapolando assim os limites da criatividade.

O trabalho da artista apresenta riqueza nos detalhes e leva o observador a viajar pelo mundo fantástico dos sonhos e da realidade em desenhos bidimensionais. As criações apresentam influências de movimentos artísticos como o realismo fantástico e o surrealismo.

Sobre a agência Nidos – A agência Nidos é a responsável pela criação e execução de ações com a imagem da obra de arte de Sônia Menna Barreto inspirada no trabalho realizado pelo UNICEF. Essa iniciativa foi desenvolvida com o mote "UNICEF 60 anos no Brasil" e tem como objetivo mobilizar as pessoas e empresas pela causa da infância.

Com o conceito de "eternizar as suas realizações", uma obra de arte com parte da história do UNICEF foi produzida e sua imagem reproduzida na forma de giclées (tela e papel) e pôsteres. Os produtos serão utilizados pelas empresas parceiras interessadas em fazer parte dessa ação. Os recursos obtidos com a comercialização serão destinados a ações e projetos do UNICEF.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Agência Nidos
Luis Piva
Telefone: (11) 4451-7453
E-mail: luispiva@nidos.com.br

 

 
unite for children