Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia

UNICEF e parceiros promovem oito encontros no Semiárido baiano, em novembro, e lançam dois novos guias de apoio ao trabalho dos municípios na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Salvador, 1º de novembro – A participação social e o fortalecimento das políticas públicas de educação, esporte e cultura são os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio técnico do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, a nova etapa prevê oito encontros de formação, ao longo de novembro, em quatro polos geográficos do Estado: Barreiras (4 e 5/11), Feira de Santana (9 e 10/11), Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11).

Em todos os polos, as atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas. São esperadas mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania.

Os participantes vão conhecer dois novos guias da coleção do Selo 2009-2012: “Cidadania dos Adolescentes: Dicas para promover a participação de adolescentes nos municípios do Semiárido” e “Políticas Públicas – Dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido”. O material tem por objetivo apoiar o fortalecimento e ampliação das políticas públicas para a população de até 17 anos, qualificando serviços nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e adolescência.

“A cada edição do Selo, uma das principais contribuições do UNICEF e seus parceiros é o apoio técnico oferecido aos municípios no desenvolvimento das capacidades de atores sociais para a gestão de políticas públicas e a qualificação dos programas e serviços de atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias. Nesta etapa, queremos fortalecer a participação das meninas e meninos, escolas e comunidades urbanas e rurais em iniciativas voltadas para a garantia do direito de aprender, praticar esportes e acessar a cultura, em espaços que valorizam o contexto dos estudantes e respeitam a diversidade étnico-racial própria do Semiárido brasileiro”, diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador.

O 3º Ciclo de Capacitação do Selo 2009-2012 vai abordar temas relativos ao Eixo de Participação Social, contemplando quatro módulos: 1) Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; 2) Educação para a Conviência com o Semiárido; 3) Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico Racial; e 4) Esporte e Cidadania. Os facilitadores são especialistas nos conteúdos, atuantes em organizações parceiras do UNICEF: Juspopuli; Movimento de Organização Comunitária (MOC); Instituto Fazer Acontecer (IFA); e Ceafro – Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero, vinculado ao Centro de Estudos Afro-orientais da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA).

Os municípios devem confirmar a participação dos seus representantes por meio de fax (71 3367 5048) ou correio eletrônico (selobahia@juspopuli.org.br). As despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos participantes são responsabilidades de cada prefeitura.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.

A iniciativa é implementada em 1.266 municípios de 11 Estados do Semiárido brasileiro com o apoio da Petrobras e dos Comitês Nacional e Estaduais do Pacto Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.


3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

CRONOGRAMA – BAHIA

DATA POLO ENDEREÇO
4 e 5/11 Barreiras Hotel Solar das Mangueiras - Av. Ahylon Macedo, 2000
(Telefone: 77 3612 9200)
9 e 10/11 Feira de Santana Pousada Central - Rua Marechal Deodoro, 398, Centro
(Telefone: 75 2101 8900)
17 e 18/11 Juazeiro Grande Hotel de Juazeiro - Rua José Pititinga, 466
(Telefone: 74 3612 3100)
24 e 25/11 Vitória da Conquista Pousada da Conquista, BR-116, Km 821, Rodovia Rio-Bahia, Parque Florestal Serra do Periperi
(Telefone: 77 3423 8400)

Mais informações:
Andréia Neri
Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefone: (71) 31835700 ou 91990913

 

 
unite for children