Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Jovem fotógrafa brasileira participará de oficina promovida por UNICEF e WPO

Brasília, 27 de outubro – A brasileira Giuliane Bertaglia Correia, 16 anos, faz parte do grupo dos seis jovens vencedores do concurso de fotografia internacional promovido pelo UNICEF e pela World Photo Organisation (WPO). Como prêmio, eles viajarão para a Etiópia esta semana para participar de um workshop exclusivo coordenado pelo aclamado fotógrafo Reza.

A oficina EYE SEE, que terá como tema os direitos das crianças, é um projeto apoiado pela Sony Corporation e pelo UNICEF para oferecer às crianças de todo o mundo a oportunidade de expressar e compartilhar suas experiências por meio da fotografia digital.

Giuliane participará da oficina em Awassa (270 km ao sul da capital Adis-Abeba), de 31 de outubro a 4 de novembro de 2010, com crianças e adolescentes de Israel, Marrocos, Nova Zelândia, Romênia e Estados Unidos e Etiópia. Ela venceu o concurso com uma foto de uma criança observando a cidade pela janela. Segundo ela, a imagem representa o direito de cada criança à sobrevivência e ao desenvolvimento. "Na minha foto, eu abordei dois conceitos diferentes: sobreviver e viver. Uma criança que sobrevive não vive, necessariamente. Viver remete-nos ao amor, à felicidade, ao sucesso, enquanto sobreviver significa apenas existir."

Paulista de Araçatuba, Giuliane está cursando o ensino médio e pretende estudar Direito. "Eu li sobre o concurso e percebi que o conceito da iniciativa tinha uma semelhança com meus próprios objetivos. A fotografia é um dos melhores recursos para revelar faces, reações e sentimentos humanos."

Além da brasileira, venceram o concurso Rachita Castelino (16 anos), da Nova Zelândia; Ioana Velescu (de 18 anos), da Romênia; Chyi-Dean Shu (17 anos), dos Estados Unidos, Imane Tirich (19 anos), dos Marrocos; e Mariya Maximenko (16 anos), de Israel.

Também participarão da oficina integrantes de 10 centros de juventude dos estados etíopes de Adis-Abeba, Amhara, Oromia, Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul e Região Tigré que têm recebido o apoio do UNICEF para a compra de equipamentos de produção e capacitações como parte de um programa desenvolvido para promover a participação de adolescentes.

No ano passado, para marcar o 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrado em 20 de novembro, os seis vencedores estavam entre milhares de jovens de todo o mundo que enviaram fotografias com textos sobre os direitos à sobrevivência, à educação, à saúde, à proteção contra o abuso e exploração e a ser ouvidos. Embaixadores do UNICEF, como David Beckham e Ewan McGregor, também produziram fotos e fizeram apelos pedindo o apoio à causa da infância juntamente com respeitados fotógrafos como Reza, que será o coordenador da oficina na Etiópia.

Reza, que presidiu o júri, afirmou: "A fotografia tem um papel cada vez mais importante em relações humanas. A fotografia digital vai, sem dúvida, ser uma linguagem comum e universal para as próximas gerações. A ação do UNICEF para os jovens, dando a eles a possibilidade de usar essa nova ferramenta para superar a barreira da língua, é um novo passo rumo a um futuro melhor".

"É um grande privilégio para a WPO e seus membros trabalhar com o UNICEF e o EYE SEE, ajudando a dar a esses jovens as habilidades e equipamentos para que possam. por meio da fotografia. comunicar questões importantes para eles", disse Astrid Merget, diretora de Criação da WPO.

Ted Chaiban, representante do UNICEF na Etiópia, disse: "O UNICEF tem o prazer de ser anfitrião desse seminário para esses seis talentosos jovens fotógrafos, ao lado de 24 crianças da Etiópia. Esperamos que todos os participantes recebam informações valiosas sobre os desafios enfrentados por meninas e meninos na Etiópia e continuem a usar a fotografia para defender os direitos das crianças".

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989 e estabeleceu um conjunto de direitos fundamentais para proteger todas as crianças e adolescentes contra a violência, discriminação e danos. Atualmente, a CDC é assinada por quase todos os países, o que a torna o acordo de direitos humanos mais amplamente ratificado no mundo.

Mais informações
Rachel Duffield/Jill Cotton
Colman Getty – World Photography Organisation
Telefone: +44 (0)20 7631 2666
E-mail: rachel@colmangetty.co.uk ou jill@colmangetty.co.uk

Ju-Lin Tan
UNICEF
Telefone: + 44 (0)20 7375 6069
E-mail: julint@unicef.org.uk

 

 
unite for children