Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Maestro e músicos da Filarmônica Radio France fazem concerto para as crianças

© UNICEF/BRZ/Daisy Aguilera

São Paulo, 22 de outubro – Centenas de olhos e ouvidos atentos tomaram conta da Sala São Paulo, espaço cultural da capital paulista, no último dia 19 de outubro. Cerca de 1,2 mil crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades populares da cidade tiveram uma oportunidade que para eles ainda é rara: assistir a um concerto de música clássica. Quem levou Beethoven até eles foram o maestro Myun-Whun Chung e os músicos da Filarmônica Radio France, ambos embaixadores do UNICEF, que vieram ao Brasil para duas apresentações em São Paulo. A iniciativa contou com o apoio do Comitê Francês para o UNICEF, da Secretaria Estadual de Cultura e da Sociedade Cultura Artística, responsável pela vinda da orquestra ao Brasil.

“A visita a espaços disponíveis na cidade para que a comunidade tenha mais acesso à cultura faz parte do Plano de Ação da Plataforma dos Centros Urbanos na nossa comunidade”, explicou Roberto Otaviano, do Grupo Articulador Jardim Vera Cruz, no extremo sul da cidade de São Paulo. Para os meninos e meninas que participaram do “Concerto para a Juventude”, o momento foi de encantamento, mas também de estímulo para que pudessem mostrar aos anfitriões sua arte.

Por isso, no dia seguinte, foi a vez da comunidade do Jardim Vera Cruz receber os artistas em sua casa. A comunidade levou-os ao CEU Vila do Sol, onde realizou apresentações musicais de diversos estilos, do funk à MPB, além de contar um pouco aos convidados sobre a realidade local e as maneiras que vem encontrando para enfrentar os problemas que afetam a vida das crianças e dos adolescentes.

Várias melhorias já foram alcançadas por força da articulação da própria comunidade, como o início da construção de um parque em uma área de reserva ambiental, o fornecimento de rede de esgoto em algumas das ruas, a organização dos habitantes em associação de moradores. Os planos do Grupo Articulador incluem ainda um trabalho mais próximo dos serviços públicos locais e a construção de um centro cultural.

Com isso, eles esperam enfrentar alguns dos desafios que ainda persistem no local. “Se você pudesse mudar só uma coisa na sua comunidade, o que mudaria?”, perguntou o maestro Myun-Whun Chung à pequena Amanda, de 10 anos, moradora do Jardim Vera Cruz. Amanda não hesitou ao responder: “Eu acabaria com a violência”.

A redução da violência é uma das metas da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do UNICEF nas cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares.

A Plataforma é realizada em aliança com a Fundação Itaú Social, a Kimberly-Clark e a MSC Cruzeiros. A iniciativa conta, com a parceria da BT, do Projeto Segurança Humana e da Fundação Prudential, além do apoio da Fundação Bradesco, da Nova S/B e da Caravana do Esporte e da Música. São parceiros técnicos Bem TV, Cedaps, Cieds, Instituto Paulo Montenegro e Viração.

Mais informações:
Adriana Alvarenga
Assessoria de Comunicação do UNICEF
E-mail: aalvarenga@unicef.org
Telefone: (11) 3728 5701

 

 

 

 

Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children