Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Cartoon Network se unem pelas crianças da América Latina e Caribe

A primeira ação da parceria vai encorajar as crianças a proteger o planeta

São Paulo, 5 de outubro – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Cartoon Network América Latina uniram forças em um acordo plurianual para promover o bem-estar e os direitos das crianças, encorajando meninas, meninos e suas famílias a atuar como "agentes de transformação" em toda a região. A parceria foi anunciada hoje pelo diretor regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Bernt Aasen, e por Barry Koch, vice-presidente sênior e diretor geral do Cartoon Network e Boomerang América Latina. Essa parceria marca uma nova fase de um longo relacionamento entre a mais importante organização mundial pelos direitos das crianças e a marca líder de entretenimento infantil na América Latina e no Caribe.

Na primeira etapa desse acordo com duração inicial de três anos, as organizações desenvolverão uma campanha multiplataforma para envolver as crianças em atividades divertidas e desafiadoras a respeito de assuntos ambientais. Diferentes pesquisas conduzidas pelas duas partes mostram que a mudança climática é uma preocupação prioritária entre as crianças e seus pais.

UNICEF e Cartoon Network América Latina lançarão a iniciativa ambiental até o final deste ano, com uma série de vinhetas especiais nos canais. As vinhetas serão liberadas pelo Cartoon Network para ser utilizadas por todos os canais de televisão da região. Ambas as organizações usarão ainda seus conhecidos websites para aumentar a visibilidade sobre o assunto, oferecendo atrações on-line que permitirão que as crianças criem seus próprios desenhos animados sobre o tema. Os parceiros também concordaram em identificar oportunidades de licenciamento e de arrecadação de fundos para ajudar o UNICEF na região.

Por meio dessa aliança, o UNICEF pretende aumentar a exposição pública e o apoio para os direitos das crianças e para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estratégia das Nações Unidas para reduzir consideravelmente, até 2015, a pobreza e as diferenças sociais nos países em desenvolvimento. "Estamos orgulhosos desta parceria com o Cartoon Network América Latina em nossa busca por maneiras criativas de permitir que as crianças sejam agentes de transformações positivas", disse o diretor regional do UNICEF Bernt Aasen. "Esta iniciativa une a filosofia e os objetivos programáticos do UNICEF com o enorme poder de mídia do Cartoon Network", completou, lembrando que o Cartoon Network América Latina atinge mais de 30 milhões de domicílios na região.

De sua parte, o Cartoon Network América Latina está posicionando essas ações sob a bandeira do Movimento Cartoon, seu braço de responsabilidade social estabelecido em 2007, cujo objetivo é ampliar ainda mais as ações sociais na região. "Nossa parceria com o UNICEF oferece oportunidades concretas para que o Movimento Cartoon traga formas divertidas e significativas para as crianças se tornarem plenamente engajadas e informadas sobre temas importantes que afetam sua vida", disse Barry Koch, vice-presidente sênior e diretor geral do Cartoon. "Damos as boas-vindas a esta chance de trabalhar em conjunto com o UNICEF, cuja dedicação ao bem-estar das crianças e suas famílias é reconhecida em todo o planeta", finalizou.

Ainda este ano, o Cartoon Network América Latina apoiou os esforços em defesa das crianças afetadas pelo devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro. O Cartoon Network doou o equivalente a US$ 2 milhões em espaço na sua programação para transmitir comerciais que promoviam as iniciativas do UNICEF em favor das crianças. A campanha do Haiti foi seguida por um apelo no Brasil para se ajudar as crianças afetadas pelas enchentes e deslizamentos de terra que ocorreram no Rio de Janeiro em março. Para completar, a personagem Mônica, criação de Mauricio de Sousa que atua como Embaixadora do UNICEF no Brasil, aparece no Cartoon Network América Latina em uma campanha de conscientização para acabar com a violência infantil.

No Chile, o Cartoon Network exibiu vinhetas de utilidade pública produzidas pelo UNICEF incentivando as crianças a lidar com seus temores depois do terremoto que abalou o país em fevereiro, seguidas por vinhetas mostrando o que as crianças e suas famílias podem fazer para se proteger durante a temporada de gripe.

Para mais informações
Cartoon Network
Larissa Pissarra
Telefone: 1 (404) 885 4398
E-mail: larissa.pissarra@turner.com

Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe
Tamar Hahn
Telefone: +507 3017485
E-mail: thahn@unicef.org

 

 
unite for children