Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF lança campanha pelos direitos de crianças e adolescentes das grandes cidades

São Paulo, 5 de outubro – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança hoje uma campanha que convida toda a população a participar de um movimento pela redução das iniquidades nos centros urbanos e melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes que moram nas comunidades populares (favelas, assentamentos, cortiços, conjuntos habitacionais).

Criada pela agência Nova S/B, a campanha Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Itaquaquecetuba, que promove a aliança entre governos, sociedade civil e setor privado pela garantia dos direitos de meninos e meninas que vivem nas grandes cidades brasileiras.

“Muitas vezes as pessoas querem colaborar, mas não sabem exatamente como. A campanha ajuda a encontrar essa resposta, convidando para a ação e mostrando exatamente que tipo de apoio as comunidades populares que participam da Plataforma dos Centros Urbanos necessitam”, explica Anna Penido, coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo.

A campanha que começa a ser veiculada amanhã conta com a participação da cantora Daniela Mercury e da personagem de HQ e desenhos animados Mônica – ambas embaixadoras do UNICEF no Brasil –; e do piloto de F1 Felipe Massa e do escritor Mauricio de Sousa – respectivamente, Campeão do UNICEF para as Crianças Brasileiras e Escritor do UNICEF para as Crianças Brasileiras. Também estão nas peças publicitárias o rapper Rappin Hood, os jogadores de futebol Ricardo Oliveira (São Paulo) e Lenny (Palmeiras), os jornalistas Sonia Racy e Gilberto Dimenstein, a cineasta Laís Bodanzky, o skatista Rodrigo Tx e o surfista Carlos Burle.

A participação de todos, bem como a criação e produção da campanha, foi realizada de forma voluntária. A mídia também está sendo convidada a veicular gratuitamente os anúncios.

Clique aqui para conhecer as peças da campanha.

Plataforma dos Centros Urbanos
A Plataforma busca combater a falta de oportunidades, o aumento da violência, a dificuldade de acesso a serviços públicos de qualidade e a precariedade cada vez maior das condições de vida, que geram impacto negativo, principalmente na vida daqueles que mais têm seus direitos violados – no caso, crianças e adolescentes. O foco de atuação do programa são os centros urbanos, pois nessas áreas vive mais de 80% da população brasileira. Enquanto parte desse contingente tem acesso a infraestrutura e serviços de qualidade, uma outra parcela habita as chamadas “comunidades populares”: favelas, subúrbios, periferias, cortiços, assentamentos irregulares, palafitas ou conjuntos habitacionais.

Essas comunidades têm em comum grandes concentrações habitacionais, infraestrutura precária, serviços públicos insuficientes ou de baixa qualidade, além de indicadores sociais comprometidos e imagem estigmatizada e associada à violência. Por outro lado, identificam-se nelas cultura própria, energia e redes de solidariedade com forte potencial de geração de mudanças. O objetivo da Plataforma é, justamente, aproveitar esse potencial, articulando-o com os esforços de toda a cidade – poderes públicos, iniciativa privada e organizações – para assegurar às crianças, aos adolescentes e a suas famílias acesso a programas e serviços de educação, saúde, informação, profissionalização, esporte, lazer, cultura, participação e proteção.

Para isso, a Plataforma definiu 20 metas municipais e 30 metas comunitárias. As prefeituras, as comunidades e os agentes sociais que avançarem em suas metas até 2011 serão reconhecidos publicamente pelo UNICEF. O primeiro ciclo do programa já vem sendo implantado desde 2008 nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Itaquaquecetuba e essa experiência será a base da expansão da Plataforma para outras cidades brasileiras nos próximos anos.

São parceiros governamentais da Plataforma dos Centros Urbanos as prefeituras do Rio de Janeiro, de São Paulo e Itaquaquecetuba. A iniciativa é realizada em aliança com a Fundação Itaú Social, a Kimberly-Clark e a MSC Cruzeiros. A Plataforma conta, ainda, com a parceria da BT, do Projeto Segurança Humana e da Fundação Prudential, além do apoio da Fundação Bradesco, da Nova S/B e da Caravana do Esporte e da Música. São parceiros técnicos da iniciativa BemTV, Cedaps, Cieds, Instituto Paulo Montenegro e Viração.

Ficha Técnica da campanha
Título: “Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes”
Anunciante: UNICEF
Agência: NovaS/B
Criação: Marcelo Maia, Zoca Moraes, Fabio Ludmer e Sergio Barros
Direção de criação: Ricardo Furriel
Planejamento: Alessandro Bottini e Débora Weinberg
Atendimento: Cleide Tomaz e Joana Araújo
Mídia: Julio Vieira, Maria de Fátima e Marcela Alves
Fotos: André Faccioli
Assistente de fotografia: Gabriel Bianchini
Tratamento e retoque de imagens: Fernando Daniel
Produção gráfica: Paulo Gonçalves
Produtora do filme: Margarida Flores e Filmes
RTVC: Andrea Consoleto
Diretor de cena: Bruno Pinhal
Diretor de fotografia: Arnaldo Mesquita
Produtora de som: Trah Lah Lah
Diretor de produção: Fernando Lira e Adriano Gomes
Coordenação de produção: Nathalie Gautier

Serviço:
O quê: Lançamento da campanha Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes
Quando: 5/10/10, das 9h30 às 11h00
Onde: Cine Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 37285701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children