Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Cúpula da ONU sobre ODM: eventos paralelos apoiados pelo UNICEF

Segunda-feira 20 de setembro de 2010

Imunização

O QUE: A Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) vai realizar um painel de discussão sobre o progresso que tem sido feito na imunização e os desafios futuros, incluindo o financiamento insuficiente e sistemas de saúde deficientes. Aproximadamente 40% das mortes anuais de crianças são devido a duas causas: pneumonia e diarreia. Realização do ODM 4 exigirá uma intensificação e aceleração de medidas preventivas e dos programas comunitários de tratamento direcionados a essas duas causas. Nos próximos cinco anos, a Aliança GAVI vai dar prioridade à introdução de vacinas contra o pneumococo e rotavírus em países elegíveis. O UNICEF é pioneiro na promoção de esforços comunitários integrado no tratamento destas doenças, por meio de intervenções de baixo custo, como a reidratação oral, antibióticos e micronutrientes.

QUEM: O encontro contará com os seguintes palestrantes:
• Julian Lob-Levyt, secretário executivo, GAVI Alliance
• Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF
• Richard Besser, moderador, TV ABC

QUANDO: 20 de setembro, das 13h15 às 14h30

ONDE: Hall Labouisse, UNICEF, 3 UN Plaza, Nova Iorque.

Para obter mais informações, favor contatar:
Christian Moen, cmoen@unicef.org, tel.: +1 212-326-7516.

Esse evento é aberto à imprensa

Terça-feira 21 de setembro de 2010

HIV/aids

O QUE: Reunião de Alto Nível sobre a eliminação da transmissão vertical do HIV e sinergias para alcançar os ODM 4, 5 e 6.

Em todo o mundo, o HIV continua sendo uma das principais causas de morte entre mulheres em idade reprodutiva, além de ser um dos principais fatores que levam à mortalidade materna e à mortalidade de crianças com menos de 5 anos em vários países onde há alta prevalência do vírus. Embora as intervenções para prevenir a transmissão do HIV da mãe para bebê comprovada efetivamente eliminaram esse tipo de transmissão nos países ricos, cada dia mais de mil crianças de países de renda baixa e média são infectadas com o HIV durante a gravidez, parto ou amamentação. O encontro constitui uma oportunidade para envolver efetivamente os líderes mundiais e outros parceiros na eliminação da transmissão vertical, em 2015, em articulação com os ODM 4 e 5.

QUEM: Co-organizado pelo UNICEF, OMS e UNAIDS, em nome da Global Expanded Inter-Agency Task Team para a Prevenção do HIV em Mulheres Grávidas, Mães e seus Filhos
O encontro contará com os oradores a seguir:
• Representantes da ONU e de ministérios de Botsuana, Nigéria, Ruanda, Reino Unido e delegados de alto nível dos países prioritários.
• Margaret Chan, diretora-geral da OMS
• Michel Sidibé, diretor executivo do UNAIDS
• Michel Kazatchkine, diretor executivo do Fundo Global contra Aids, Tuberculose e Malária
• Eric Goosby, Embaixador Global AIDS dos Estados Unidos.
• Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF

QUANDO: 21 de setembro, das 7h30 às 08h45.

ONDE: Millennium UN Plaza, sala de reuniões Landmark View. Hotel Millennium UN Plaza, One United Nations Plaza, em Nova Iorque.

Para obter mais informações, contatar: Roshan Khadivi, rkhadivi@unicef.org, tel.: +1 212-326-7270.

Esse evento é aberto somente aos meios de comunicação selecionados.

Saúde da Criança

O QUE: Discussão moderada sobre parcerias com as comunidades para atingir com equidade os ODM.

Embora progressos rumo aos ODM tenham sido alcançados, muitas crianças estão sendo deixadas para trás. A cada ano, cerca de nove milhões de crianças morrem antes de atingir 5 anos de idade. As intervenções não estão beneficiando os mais pobres e as crianças mais excluídas, que muitas vezes sofrem múltiplas privações.

O ano de 2010 marca uma importante oportunidade para uma mudança radical de foco. Com apenas cinco anos que restam até 2015, agora é hora de alavancar parcerias para atingir os ODM. A Cúpula (Reunião Plenária de Alto Nível da 65ª Sessão da Assembleia Geral) sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio se destina a servir como um fórum para o pensamento inovador e um grito para a realização da Declaração do Milênio e os ODM.

Altos dirigentes de organizações globais focada na criança estão participando de um debate sobre a realização dos ODM para as crianças. A conversa vai destacar os desafios para beneficiar crianças vulneráveis e excluídas e identificar as ações necessárias para reforçar os resultados para cada criança.

QUEM: Co-organizada pela Visão Mundial Internacional e Save the Children, a reunião está sendo organizada pelo UNICEF e contará com os palestrantes abaixo:
• Nigel Chapman, diretor executivo, Plan Internacional
• Jasmine Whitbread, chefe executivo, Save the Children International
• Kevin Jenkins, presidente e CEO da Visão Mundial Internacional
• Dr. A. Bang, fundador da Sociedade para a Educação, Ação e Pesquisa em Saúde da Comunidade
• Saad Houry, diretor executivo adjunto, UNICEF

QUANDO: 21 de setembro, das 9h às 10h

ONDE: Hall Labouisse, UNICEF, 3 UN Plaza, Nova Iorque

Para obter mais informações, favor contatar: Christian Moen, cmoen@unicef.org, tel.: +1 212-326-7516.

Esse evento é aberto à imprensa

Nutrição

O QUE: "1.000 Dias: mudar uma vida, mudar o futuro – Parceria para reduzir a desnutrição infantil". A desnutrição é um dos problemas mais graves do mundo, mas também um dos menos enfrentados. Líderes de governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado participam nesse evento para destacar as ações de redução da desnutrição infantil, com foco em programas orientados para a janela de 1.000 dias de oportunidade (o período que começa com a gravidez de uma mulher e até uma criança de 2 anos). As evidências mostram que uma criança que está bem nutrida durante esse período crítico terá um futuro mais saudável e próspero.

QUEM: Esse evento contará com os palestrantes abaixo:
• Hillary Rodham Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos
• Michael Martin TD, ministro das Relações Exteriores da Irlanda
• Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas
• Josette Sheeran, diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos
• Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF

QUANDO: 21 de setembro, das 9h30 às 11h30

ONDE: Hotel Barclay Intercontinental, 111 East 48th Street, Nova Iorque.
Para obter mais informações, favor contatar: Patrick McCormick, pmccormick@unicef.org,
Tel.: +1 212 326 7426.

Esse evento é aberto à imprensa convidada.

Saúde Materna

O QUE: H4 + painel de discussão sobre saúde materna. Melhorar a saúde materna e reduzir as mortes neonatais envolve o reforço dos sistemas de saúde, ampliação de programas para chegar a zonas rurais remotas e populações marginalizadas, e garantir que os recursos adequados sejam comprometidos com o que alguns consideram uma "questão da mulher”. Esta tarefa exige um esforço considerável e experiência, e é por isso que a OMS, UNFPA, UNICEF e Banco Mundial – apelidado de H4 – trabalham em conjunto para acelerar o progresso para os ODM 4 e 5.

QUEM: Organizado pelo UNFPA, o evento será aberto por Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF.

QUANDO: 21 de setembro, das 17h às 19h

ONDE: Hall Labouisse, Casa UNICEF, 3 United Nations Plaza, em Nova Iorque.

Para obter mais informações, favor contatar: Christian Moen, cmoen@unicef.org, tel.: +1 212-326-7516.

Esse evento é aberto à imprensa.

Quarta-feira 22 de setembro de 2010

Água e Saneamento

O QUE: Respondendo os Desafios Globais de Água e Saneamento: a chave para os ODM. Apesar da sua ligação crucial para alcançar todos os ODM, o financiamento de programas de água e saneamento recebe menor prioridade entre todos os setores sociais. Este setor deve ser priorizado tanto para atingir os ODM de água e saneamento, quanto para reduzir a pobreza, aprimorar a saúde infantil e materna, e melhorar a frequência escolar e da igualdade de gênero.

QUEM: Patrocinado pelo Japão, República da Coréia, Libéria, Senegal, Tadjiquistão e Estados Unidos, esse evento contará com 16 palestrantes de renome mundial, incluindo Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas, e Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF.

A conferência de imprensa, com um representante do governo Estado Unidos, será acompanhada por Anthony Lake.

QUANDO: 22 de setembro das 7h30 às 8h45. Conferência de imprensa a seguir das 9h às 9h30

ONDE: Delegates Dinning Room, Nações Unidas, Nova Iorque.
Para obter mais informações, favor contatar: Kate Donovan, kdonovan@unicef.org, tel.: +1 212 - 326-7452.

O evento é aberto à imprensa convidada.

Educação

O QUE: O UNICEF promove um almoço/mesa redonda de alto nível, intitulado “O Papel Central da Educação nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. Os participantes vão discutir a importância de alcançar a Educação para Todos (EPT) como um direito fundamental e como um meio para acelerar o progresso em todos os ODM, bem como a importância de colocar a educação superior na agenda global. Os governos serão instados a aumentar a prioridade dada à educação, com maior atenção à equidade, e os doadores serão incentivados a ampliar e melhorar a eficácia dos seus programas de ajuda.

QUEM: O evento será apresentado em parceria com Sua Alteza Sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned, presidente da Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário, Save the Children e UNESCO.
Os palestrantes serão: 
• Sua Alteza Sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned, presidente da Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário
• Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO
• Jasmine Whitbread, chefe executivo, Save the Children
• Anthony Lake, Diretor Executivo do UNICEF
• Moderador: Nicholas Kristof, New York Times
 
ONDE: Delegates Dinning Room, Nações Unidas, Nova Iorque.

QUANDO: Quarta-feira 22 de setembro, das 13h às 14h30
Para obter mais informações, contatar: Senanayake Shimali, ssenanayake@unicef.org, tel.: +1 917 265 4516.

Esse evento é aberto à imprensa convidada.

As crianças e os ODM – Alcançar os mais vulneráveis

O QUE: O UNICEF está organizando um painel de discussão sobre a importância da realização dos ODM com equidade. Debatedores vão discutir estratégias para uma abordagem baseada na equidade para a realização dos ODM, como seguimento do recente lançamento de um novo relatório do UNICEF – Reduzir as Disparidades para Atingir os Objetivos – e a mais recente edição da publicação Progresso para as Crianças, intitulada A Concretização dos ODM com equidade.

QUEM: O evento contará com os palestrantes abaixo: 
• Danilo Türk, Presidente da Eslovênia
• Sheikh Hasina, primeira-ministra de Bangladesh
• Márcia Lopes, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil
• Judith Rodin, presidente da Fundação Rockefeller
• Mia Farrow, embaixadora do UNICEF
• Anthony Lake, Diretor Executivo da UNICEF
• Moderador: Jim Clancy, CNN

QUANDO: Quarta-feira 22 de setembro, das 17h30 às 19h

ONDE: Hall Labouisse, UNICEF, 3 United Nations Plaza, em Nova Iorque.
Para obter mais informações, favor contatar: Janine Kandel, jkandel@unicef.org, tel.: +1 212 326 7684.

Esse evento é aberto à imprensa

 

 
unite for children