Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Princesa da Dinamarca conhece Plataforma dos Centros Urbanos no Rio de Janeiro

© ASCOM/SMSDC/Rio de Janeiro
Durante visita ao Adolescentro Paulo Freira na Rocinha, a princesa Marie da Dinamarca conversou com os adolescentes do RAP da Saúde.

Rio de Janeiro, 16 de setembro – Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a princesa Marie da Dinamarca visitou o Adolescentro Paulo Freire, instalado bem em frente à comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. De passagem pela capital fluminense, a princesa Marie, esposa do príncipe Joachim da Dinamarca, conheceu a Plataforma dos Centros Urbanos, a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde) e o Programa Municipal de Saúde do Adolescente.

Acompanhada pela embaixatriz da Dinamarca e por representantes do Centro Cultural da Dinamarca e da Lego (fabricante de brinquedos dinamarquês), a princesa foi recebida pelo secretário municipal de Saúde Hans Dohmann, pela equipe do UNICEF no Rio de Janeiro, por um grupo de adolescentes promotores de saúde, líderes comunitários e técnicos que atuam na comunidade.

Ao longo de um encontro informal e descontraído, a princesa recebeu informações sobre a história da formação das favelas no Rio de Janeiro, sobre os problemas enfrentados por essas comunidades populares e sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas para a superação desses problemas.

© ASCOM/SMSDC/Rio de Janeiro
A princesa Marie da Dinamarca brinca de Lego com crianças de uma creche municipal no Rio de Janeiro.

Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, apresentou a Plataforma dos Centros Urbanos – iniciativa do UNICEF e seus parceiros que mobiliza governos e sociedade pelos direitos de crianças e adolescentes que vivem nas comunidades populares das cidades brasileiras. Luciana explicou que essa iniciativa é balizada pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e busca contribuir com governos e sociedade brasileiros para o alcance, com equidade, desses objetivos. A coordenadora do UNICEF destacou ainda a participação fundamental dos adolescentes e das redes comunitárias para que isso aconteça.

Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, falou sobre a contribuição importante dos adolescentes do Rap da Saúde ao trabalho de promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro.

Um representante da Lego fez um relato da parceria que a empresa desenvolve com a Plataforma dos Centros Urbanos. Explicou que educadores e profissionais de educação infantil que atuam nas 50 comunidades que participam dessa iniciativa foram capacitados para a utilização de kits de Lego-educacional, como instrumento de estímulo ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças de 1 a 5 anos de idade. Destacou que a empresa fez uma doação de kits a cada uma dessas comunidades e que uma equipe da empresa vai acompanhar o trabalho ao longo do tempo.

Na parte final da visita, a Princesa Marie fez uma doação simbólica de kits para uma creche municipal que participou das oficinas de capacitação oferecidas pela Lego.

 

 

 

 

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children