Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens participam de Festival de Futebol de Rua no Maranhão

* Da Assessoria de Comunicação do Instituto Formação

São Luís, 16 de setembro – Entre os dias 16 e 19 de setembro, 120 adolescentes e jovens participam do III Festival Maranhense de Futebol de Rua, em São Luís (MA). Esse festival é o ponto de partida para a nova etapa do projeto Construindo Redes de Cidadania no Nordeste Brasileiro, coordenado pelo Instituto Formação e apoiado pela Fifa. Participam do evento, jovens representantes de nove municípios da Baixada Maranhense, além de Santa Inês e Belágua, e grupos de jovens de alguns bairros de São Luís, como Liberdade e Tibiri. Coordenado pelo Instituto Formação em parceria com o Instituto Ludens, o III Festival Maranhense de Futebol de Rua é apoiado pela Fifa, pelo UNICEF, pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís e pelo Instituto Baixada.

Durante o evento, além de festivais de jogos, que vão disseminar a metodologia do futebol de rua, estão previstas atividades de integração, como arte, grafite, música, jogos cooperativos, oficinas de formação juvenil e assembleias de jovens para debater a criação de uma Rede Maranhense de Futebol. Na oportunidade, os jovens maranhenses que participaram, neste ano, de intercâmbios internacionais (Projeto ASA – Alemanha e Football for Hope – África do Sul) vão fazer o relato de suas experiências.

Histórico – Os Festivais Maranhenses de Futebol de Rua têm sido estratégias importantes ao longo dos últimos anos para o fortalecimento do movimento de futebol de rua na baixada maranhense, em articulação com os Fóruns da Juventude, em especial com os grupos de jovens que estão diretamente envolvidos com a área de esportes e lazer. Esses festivais, apoiados por uma série de parceiros, como a Fundação Kellogg e o Portal da Educação da Baixada Maranhense, fizeram parte da construção de um complexo de redes que se disseminam desde a baixada até a escala de organização mundial, e que por sua vez representam o trabalho local do território da baixada campos e lagos maranhenses em toda a sua riqueza e contradições.

O esporte educativo na modalidade de futebol de rua vem ganhando espaço em todos os continentes, por meio da existência de uma rede mundial de futebol de rua (streetfootballworld) apoiada pela Fifa, que financia projetos que disseminam a metodologia adequada para esse tipo de futebol. A rede mundial de futebol de rua não pretende transformar adolescentes e jovens em astros do futebol, mas construir redes de aprendizagem, práticas de solidariedade e conhecimento de diferentes realidades vividas pelas crianças, adolescentes e jovens em todos os países.

O Maranhão, por meio do trabalho realizado há sete anos pelo Instituto Formação na região da baixada maranhense, já participou de dois Festivais Mundiais de Futebol de Rua (Festival For Hope) na Alemanha e na África do Sul. Esses festivais acontecem paralelamente à programação da Copa do Mundo. Também o Instituto Formação com o Instituto Ludens coordenam a rede da baixada maranhense e a Rede Nordeste de Futebol de Rua.

Os dois primeiros festivais caracterizaram-se como mostras de cidadania, intercâmbio e de socialização de práticas educativas, a partir das ações desenvolvidas em cada município. O I Festival de Futebol de Rua ocorreu em Penalva, em junho de 2008, resultante dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Futebol de Rua em Redes. Em setembro de 2009, realizou-se o II Festival Maranhense de Futebol de Rua, em São Bento, este resultante do projeto Futebol de Rua – Construindo Redes de Cidadania no Nordeste Brasileiro.

Mais informações:
Fábio Cabral, Instituto Formação
E-mail: fabioascabral@yahoo.com.br
Telefone: (98) 3227 7203

 

 
unite for children