Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Direitos de obra com sonetos de Shakespeare são doados para UNICEF

Livro reúne traduções dos sonetos feitas por artistas como Lázaro Ramos, Jorge Furtado, Fernando Meirelles e Fernanda Torres

Brasília, 8 de setembro – Artistas brasileiros doaram ao UNICEF no Brasil seus direitos do livro Sonetos – Faça Você Mesmo, organizado pelo cineasta Jorge Furtado e que acaba de ser lançado pela Editora Objetiva. O livro apresenta traduções criativas dos sonetos de William Shakespeare e estará nas livrarias do País a partir desta quarta-feira, 8 de setembro. A renda doada será destinada ao desenvolvimento de ações e programas voltados para a garantia de crianças e adolescentes.

Sonetos – Faça Você Mesmo traz releituras dos sonetos de Shakespeare feitas por Lázaro Ramos, ator e embaixador do UNICEF do Brasil, os cineastas Fernando Meirelles e Jorge Furtado, os atores Wagner Moura e Fernanda Torres, entre outros.

O livro também convida o leitor a participar desse jogo shakespeariano: após a apresentação do soneto original, há um espaço em branco onde as pessoas poderão fazer sua própria tradução. Por isso, logo na introdução, a obra oferece informações úteis sobre os duplos sentidos dados às palavras, a riqueza de ambientes, os tons, cores, o ritmo, o vocabulário, às vezes erudito, às vezes popular, as metáforas peculiares e as infinitas variações métricas usadas por Shakespeare.

Lázaro Ramos conta que, apesar de ter vibrado com a experiência de traduzir um dos sonetos, ficou muitos dias pensando “na palavra certa” para o texto. “É como brincar com rimas, sons, batidas, compassos, tendo a convicção de que seu mestre é um poeta genial, que conseguiu extrair da forma soneto tudo o que ela poderia dar.”

Os programas do UNICEF dependem integralmente de contribuições voluntárias. Por isso, a organização atua em parceria com empresas, organizações e pessoas físicas para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente.

Serviço
Título: Sonetos de Shakespeare – Faça Você Mesmo
Autor: Jorge Furtado (org.)
Editora: Objetiva
Preço: R$ 26,90
Páginas: 128

Mais informações:
Assessoria de Comunicação UNICEF
Nivaldo Coelho
Telefone: (61) 3035 2901

Assessoria de Comunicação
Objetiva ▪ Alfaguara ▪ Fontanar ▪ Suma de Letras ▪ Ponto de Leitura

Simone Ruiz, Roberta Pantoja e Marina Góes
Telefone: (21) 2199 7824
imprensa@objetiva.com.br

 

 
unite for children