Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Declaração do Diretor Executivo do UNICEF, Anthony Lake, sobre a violência sexual no leste da República Democrática do Congo

Nova Iorque, 24 de agosto – O relato do estupro de pelo menos 179 mulheres e meninas no leste da República Democrática do Congo (RDC) deve servir como um apelo urgente para interromper o uso da violência sexual como arma de guerra.

As violações flagrantes dos direitos humanos, incluindo estupro e violência sexual, têm se tornado endêmica na República Democrática do Congo. O UNICEF sabe de cerca de dezoito mil sobreviventes de violência sexual na RDC que procuraram atendimento somente em 2009, incluindo 11.855 que necessitaram de assistência médica imediata. É muito provável que muitos outros ataques não tenham sido relatados.

O sofrimento causado pela violência sexual não termina com o ataque. Muitos sobreviventes carregam cicatrizes físicas e psicológicas para o resto de sua vida. E a violência sexual também tem um profundo impacto sobre as famílias, comunidades e sociedade, reforçando uma cultura de violência.

A violência sexual é um crime internacional e todos os autores devem ser plenamente responsabilizados. A impunidade tem de acabar.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon pediu ao seu Representante Especial para a questão da Violência Sexual em Conflitos para acompanhar esses relatos terríveis da RDC e coordenar uma resposta, incluindo o apoio e os cuidados essenciais para meninas e mulheres que foram atacadas. O UNICEF apoia esse esforço e coloca-se à disposição para ajudar no que for possível.


Para mais informações:
Assessoria de Imprensa do UNICEF em Nova Iorque

Rebecca Fordham – Telefone: 1 212 326 7162
E-mail: rfordham@unicef.org

Christopher de Bono – Telefone: 1 212 303 7984
E-mail: cdebono@unicef.org

 

 
unite for children