Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF no Brasil recebe a visita do seu Diretor Regional

Brasília, 17 de agosto – O Diretor Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Bernt Aasen, inicia nesta terça-feira (17) sua primeira visita ao Brasil. Além de Brasília, Aasen visita ainda as cidades de Belém e Acará (PA) e do Rio de Janeiro (RJ) até a próxima sexta-feira (20). Em Brasília, o Diretor Regional vai se encontrar com ministros e funcionários do governo federal para discutir estratégias de políticas públicas de defesa dos direitos de jovens e adolescentes tanto no Brasil como no mundo.
 
Depois de reunir-se com a equipe do escritório da Representante do UNICEF no Brasil, em Brasília, na manhã da quarta-feira 18 de agosto, o Diretor Regional terá reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Nesse encontro, abordará o direito de aprender de cada criança e adolescente e o fortalecimento e os desafios da parceria entre o UNICEF e o MEC. Em seguida, ele almoça com Rômulo Paes, o Secretario Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Na ocasião, Aasen conhecerá as iniciativas do governo brasileiro na redução da pobreza e das desigualdades sociais. Na parte da tarde, o Diretor Regional visita o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, onde discute as prioridades e acordos entre as instituições, em especial no combate e prevenção do HIV e aids em crianças e adolescentes brasileiros. A terça-feira se encerra com reunião na Agencia Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores para fortalecimento de estratégias de cooperação Sul-Sul.

Na quinta-feira (19), Bernt Aasen participará de encontros em Belém (PA) com parceiros locais e visitará a Escola Rural de Acará, um dos 110 municípios do Pará que aderiram ao Selo UNICEF Município Aprovado. A Amazônia é uma das áreas prioritárias do UNICEF para garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Na região, serão debatidos os desafios da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio naquela região do País e do Projeto EducAmazonia. Em Belém, o Diretor Regional também fará uma visita a Unama, maior universidade privada da região, onde participará de uma videoconferência sobre as ações do UNICEF na América Latina.

Na etapa final da viagem ao Brasil, na sexta-feira (20), Bernt Aasen, participará de um encontro, na cidade do Rio de Janeiro com representantes do governo estadual e municipal, setor privado, da academia, do terceiro setor e da sociedade civil. Nesse mesmo dia, visitará a comunidade do Borel, na zona norte carioca, onde se reunirá com parceiros do UNICEF, lideranças comunitárias e adolescentes comunicadores que fazem parte da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa que articula os diversos setores da sociedade para reduzir as disparidades sociais e garantir os direitos de meninos e meninas das comunidades populares nas cidades brasileiras.

Nascido na Noruega, Aasen foi Coordenador Adjunto da Operação Humanitária no Sudão, entre 2002 e 2004. Com o UNICEF, atuou como Representante no Afeganistão, Diretor Adjunto de Operações de Emergências, Diretor para temas de coerência com o restante do sistema das Nações Unidas e chefe do escritório de Ann M. Veneman, então Diretora Executiva do UNICEF, em Nova Iorque. Aasen também tem vasta experiência com o UNICEF na América Latina e no Caribe, onde foi representante da organização na Nicarágua e México e trabalhou nos escritórios de Honduras e Panamá.

 

 
unite for children