Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Programa Multiplicador Jovem Aprendiz realiza aula inaugural em São Paulo

© UNICEF/BRZ/Daisy Aguilera
Os adolescentes Fabiana Porto Pereira e Gustavo Borges Moreira participam do lançamento do projeto Multiplicador Jovem Aprendiz, no último dia 11 de agosto, em São Paulo.

São Paulo, 13 de agosto – O UNICEF e o Banco Barclays lançaram no dia 11 de agosto, em São Paulo, o programa Multiplicador Jovem Aprendiz com o objetivo de garantir aos adolescentes as oportunidades para se desenvolver integralmente e, dessa forma, estar fortalecidos e preparados para ingressar no mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de uma parceria internacional do UNICEF com o Banco Barclays, que investe em projetos semelhantes em 14 países como parte do programa Building Young Futures. No Brasil, também são parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

“Temos pouca idade, mas muita curiosidade. Somos competentes, criativos, temos força, gás e grandes ideias para acrescentar às empresas, ao governo e às organizações sociais”. Com essa fala, os adolescentes Gustavo Borges Moreira e Fabiana Porto Pereira, ambos de 17 anos, traduziram seu entusiasmo com o projeto Multiplicador Jovem Aprendiz, que teve sua aula inaugural na última quarta-feira (11/8), em São Paulo.

O Multiplicador Jovem Aprendiz vai capacitar e apoiar organizações sociais, para que promovam programas de formação e acompanhamento de adolescentes aprendizes contratados por empresas e jovens empreendedores, no desenvolvimento de seus planos de negócios.

“Esperamos apoiá-los em sua formação, para que vocês também ajudem a desenvolver as suas comunidades”, disse o presidente mundial do Barclays Capitals, Jerry del Missier, aos mais de 100 adolescentes presentes à aula inaugural. Eles são parte do grupo de 200 meninos e meninas selecionados pelas sete organizações não governamentais que participam do projeto: Aldeia do Futuro, Associação dos Voluntários Integrados do Brasil (Avib), Casa do Zezinho, Bompar, Bandeirantes, Projeto Esperança de São Miguel Paulista (Projesp) e Vivenda da Criança.

© UNICEF/BRZ/Daisy Aguilera
Anna Penido, coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo, Raí Oliveira, Gustavo Borges Moreira, Fabiana Porto Pereira, Hugo Duarte e Jerry del Missier na aula inaugural do programa Multiplicador Jovem Aprendiz.

O presidente da ONG Atletas pela Cidadania, Raí Oliveira, destacou a importância da iniciativa no contexto brasileiro. “Existe a Lei da Aprendizagem, que obriga as empresas a ter aprendizes. No entanto, eles são apenas 200 mil em todo o Brasil, o que é muito pouco perto do potencial do nosso País”, afirmou. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande. Tenham a certeza de que, se souberem aproveitar essa oportunidade, serão um exemplo para todo o País, ajudando a consolidar ainda mais essa política para a juventude”, complementou.

Em sua fala, os adolescentes convidaram os presentes para ser parceiros desse desafio: “Precisamos que vocês que têm mais experiência nos ajudem a convencer mais empresas a dar oportunidades como jovens aprendizes. Num futuro próximo, vamos poder ajudar outros jovens que estiverem na mesma situação que nós, querendo entrar no mundo do trabalho”, disseram os adolescentes Gustavo e Fabiana.

Para o professor Hugo Duarte, presidente do Banco de Microcrédito São Paulo Confia, que representou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o empreendedorismo também precisa ser visto como uma oportunidade pelos jovens. Por isso, anunciou que 100 agentes do São Paulo Confia estão sendo capacitados para visitar moradores das comunidades populares da cidade, para informar sobre a oferta de microcrédito, ajudando-os a dar os primeiros passos na implementação de pequenos negócios de seu interesse.

O projeto Multiplicador Jovem Aprendiz faz parte das ações da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do UNICEF que articula diversos setores da sociedade para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente que vivem em comunidades populares, reduzindo as iniquidades nas grandes cidades.

Mais informações:
Adriana Alvarenga
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 

 

 

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children