Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

ONU celebra o Ano Internacional da Juventude 2010-2011

Nova Iorque, 12 de agosto – O Ano Internacional da Juventude está sendo lançado hoje no hall da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, com um evento eclético com discursos, apresentações musicais, vídeos e poesia. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deu as boas-vindas ao Ano que será celebrado de 12 de agosto de 2010 a 11 de agosto de 2011, com o tema Diálogo e Entendimento Mútuo. A importância da juventude e sua integração nas agendas políticas globais, regionais e nacionais é um dos objetivos do Ano Internacional da Juventude.

Entre os dias 12 de agosto deste ano e 11 de agosto de 2011, as organizações da juventude, governos e a sociedade civil serão encorajados a desenvolver atividades que ressaltem a contribuição jovem ao desenvolvimento em todos os aspectos da sociedade. O objetivo é promover as ideias de paz, respeito aos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, religiões e civilizações. A ONU acredita que investir na juventude e em sua participação nas questões globais é uma forma de resolver as questões socioculturais contemporâneas de forma sustentável.

Para a ONU, “juventude” são os jovens entre 15 e 24 anos que representam 18% da população global ou 1,2 bilhão de pessoas. Todo esse contingente de pessoas representa uma grande fonte humana de desenvolvimento, mudança social positiva e inovação tecnológica. Os Estados Membros da ONU proclamaram o Ano Internacional da Juventude em reconhecimento ao quanto suas ideias, energias e visão são essenciais para o desenvolvimento contínuo da sociedade e como essa contribuição deve ser encorajada e reconhecida.

A primeira vez que a ONU celebrou um ano internacional de juventude foi em 1985. Em seu 10° aniversário, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o Programa Mundial de Ação para a Juventude, que definiu uma estrutura política e diretrizes para políticas nacionais e apoio internacional para melhoria da situação da juventude no mundo.

Os interessados em participar podem contribuir por meio do facebook (facebook.com/UNyouthyear) e receber informativo sobre o Ano no site www.un.org/esa/socdev/unyin/flash.htm.

Mais informações sobre o calendário de eventos no site oficial do ano: http://social.un.org/youthyear.

*As informações estão disponíveis somente nas línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês).

 

 
unite for children