Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF capacita municípios do Semiárido mineiro para avaliação e planejamento sobre direitos da infância

São Paulo, 12 de julho – Entre os dias 13 e 23 de julho, representantes de 123 municípios do Semiárido mineiro estarão reunidos para planejar a realização de amplos debates, com a população, sobre as condições de vida de suas crianças e seus adolescentes e para a busca conjunta de soluções para os principais desafios identificados. Trata-se da segunda rodada de capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado em Minas Gerais, oferecida para que as cidades participantes possam realizar o I Fórum Comunitário, previsto na metodologia da iniciativa desenvolvida pelo UNICEF.

Para possibilitar a participação de todos, o UNICEF e a Oficina de Imagens, parceira do Selo em Minas Gerais, promoverão quatro encontros, voltados para diferentes grupos de municípios, em três cidades de Minas: Capelinha (dias 13 e 14/7), Itaobim (15 e 16/7) e Montes Claros, cidade que sediará dois eventos (20 e 21/7; 22 e 23/7). As formações têm início sempre às 9 horas.

São esperados três representantes de cada município: o Articulador, indicado pela prefeitura para coordenar localmente a implementação do Selo UNICEF; um Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e um adolescente.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente com representantes do poder público na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaboram um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar os indicadores nas áreas da infância e adolescência.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa desenvolvida pelo UNICEF em cerca de 1.800 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, com o apoio da Petrobras. Em Minas Gerais, a iniciativa também conta com o apoio do Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.

O Selo visa promover os direitos das crianças e dos adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Por meio dele, são aprimoradas as capacidades dos gestores municipais e demais atores locais, monitorados e avaliados indicadores sociais e políticas públicas nas áreas da infância e adolescência. Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de melhorar as condições de vida de seus meninos e meninas, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e à adolescência. Aqueles que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo UNICEF Município Aprovado.

Confira os locais e municípios que participam de cada polo de capacitação no I Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Minas Gerais:

13 e 14 de julho – Município Polo: Capelinha – Angelândia; Aricanduva; Ataléia; Carbonita; Chapada do Norte; Couto de Magalhães de Minas; Datas; Diamantina; Felício dos Santos; Franciscópolis; Itamarandiba; Itambacuri; Jenipapo de Minas; Leme do Prado; Malacacheta; Minas Novas; Rio Vermelho; São Gonçalo do Rio Preto; Senador Modestino Gonçalves; Serro; Setubinha;Turmalina; Veredinha.

15 e 16 de julho – Município Polo: Itaobim – Águas Vermelhas; Almenara; Araçuaí; Berizal; Caraí; Comercinho; Coronel Murta; Divisa Alegre; Divisópolis; Francisco Badaró; Itaobim; Jequitinhonha; Joaíma; Jordânia; Josenópolis; Mata Verde; Medina; Monte Formoso; Ninheira; Padre Paraíso; Palmópolis; Pedra Azul; Ponto dos Volantes; Rio do Prado; Rubelita; Rubim; Salinas; Virgem da Lapa.

20 e 21 de julho – Município Polo: Montes Claros – Bocaiúva; Bonito de Minas; Botumirim; Brasília de Minas; Buritizeiro; Campo Azul; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Francisco Sá; Glaucilândia; Grão Mogol; Guaraciama; Ibiaí; Icaraí de Minas; Itacambira; Japonvar; Jequitaí; Juramento; Lagoa dos Patos; Lassance; Lontra; Luislândia; Mirabela; Montes Claros; Olhos D'água; Patis; Pintópolis; Pirapora; Ponto Chique; São João da Lagoa; São João da Ponte; São João do Pacuí; Ubaí; Várzea da Palma.

22 e 23 de julho – Município Polo: Montes Claros – Capitão Enéas; Catuti; Cônego Marinho; Espinosa; Fruta de Leite; Gameleiras; Ibiracatu; Indaiabira; Itacarambi; Jaíba; Janaúba; Januária; Mamonas; Manga; Matias Cardoso; Mato Verde; Miravânia; Montalvânia; Monte Azul; Montezuma; Nova Porteirinha; Novorizonte; Padre Carvalho; Pai Pedro; Pedras de Maria da Cruz; Porteirinha; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Santa Cruz de Salinas; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo; Varzelândia; Verdelândia.

Mais informações:
Adriana Alvarenga
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

Jordânia Furbino
Oficina de Imagens
Telefone: (31) 9777 0217
E-mail: jordania@oficinadeimagens.org.br

 

 
unite for children