Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Selo UNICEF mobiliza sociedade para debater os direitos da infância e adolescência

Belém, 6 de julho – Na quinta-feira 15 de julho, Cuiabá vai sediar o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. No dia 14, será o encontro de capacitação para a realização do Fórum nos municípios participantes do Selo em Mato Grosso. Essa segunda etapa necessária à realização do Selo já foi realizada em 16 municípios polos. O objetivo é ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos e cidadãs no acompanhamento e controle social das políticas públicas destinadas à infância e adolescência nos municípios.

A conquista do Selo UNICEF Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de ideias, propostas e ações que melhorem os indicadores sociais do município. Isso somente é possível com a participação de todos no município: famílias, adolescentes, crianças, gestores e técnicos. Por isso, o Fórum é um importante momento de escuta, diagnóstico, consulta e participação social. Haverá um dia de capacitação de articuladores e conselheiros municipais dos Direitos da Criança nos municípios polos.

No Pará (adesão de 110 municípios), já ocorreram sete encontros de capacitação e os fóruns, bem como no Tocantins (adesão de 132 municípios), com seis. No Amapá, (adesão de 16 municípios) já aconteceu o encontro e o Fórum e agora é a vez de Mato Grosso (adesão de 35 municípios). Após a realização das capacitações e a participação nos Fóruns nos municípios polos, articuladores(as) e conselheiros(as) retornarão para suas cidades para realizar o I Fórum Comunitário. No total, serão realizados 294 Fóruns Comunitários nos quatro Estados, envolvendo cerca de 600 articuladores(as) e conselheiros(as) e mais de 3 mil munícipes.

Ainda no dia 13 será realizada uma oficina sobre o Selo para os municípios que não participaram da primeira capacitação, realizada em dezembro, em Cuiabá. Portanto, as atividades vão acontecer da seguinte maneira:
13/7 – Capacitação do Selo para os municípios que não participaram da primeira oficina em dezembro (14h às 18h)
14/7 – Capacitação para o I Fórum Comunitário (8h30 às 18h)
15/7 – Realização do I Fórum Comunitário de Cuiabá (8h30 às 14h30)

O local será um só: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB / CENE, Rua Tereza Lobo, 399 – Bairro Senhor dos Passos. Tel.: 3028 5920 – Fax: 3028 2503.

Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Na Amazônia, o Selo é a contribuição do UNICEF para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e os adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil. A Agenda Criança Amazônia, por sua vez, é uma contribuição ao compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008, para o desenvolvimento social da região.

Mais de 1,7 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal aderiram ao Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 (veja a lista completa dos municípios que aderiram). Somente na Amazônia, mais de 700 municípios aderiram ao Selo.

Os municípios inscritos na nova edição vão participar de vários encontros de capacitação, para o desenvolvimento de atividades de participação social, além de ter um conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas monitorado e avaliado. No final desse processo, que vai durar de 2009 a 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de avaliação desenvolvida pelo UNICEF, receberão o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.

Confira abaixo os municípios de Mato Grosso que aderiram ao Selo:
Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Arenápolis, Bom Jesus do Araguaia, Cuiabá, Denise, Dom Aquino, Glória D’Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Juara, Juína, Matupá, Mirassol do Oeste, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Paranaíta, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Ribeirãozinho, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte e Várzea Grande.

Mais informações
Ida Pietricovsky Oliveira
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: ipoliveira@unicef.org

 

 
unite for children