Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios de Rondônia participam da 2ª Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

Porto Velho, 23 de junho – Depois do Amazonas e do Acre, agora é a vez dos municípios de Rondônia participarem da 2ª capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Hoje e amanhã, representantes dos 52 municípios do Estado se reúnem no Auditório do Rondon Palace Hotel (Avenida Jorge Teixeira, 491, Porto Velho), para a capacitação sobre o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

Foram convidados dois representantes de cada município: Articulador/a do Selo (indicado/a pelo/a prefeito/a para coordenar localmente a implementação do programa) e o/a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O treinamento será conduzido pelo coordenador do Escritório do UNICEF em Manaus, Halim Girade.

“Estamos todos empenhados em contribuir para garantir os direitos de cada criança e adolescente do País. Em Rondônia, pelo nível de engajamento dos representantes municipais, os resultados tendem a ser muito significativos. Esperamos entregar o certificado internacional para muitos municípios do Estado em 2012”, destaca Halim Girade.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, é parceiro nessa iniciativa e contribuirá para a estadia e alimentação dos participantes. Outros parceiros importantes são os municípios que implementam as ações do Selo UNICEF em suas áreas de abrangência.

Nesta quarta-feira, 23 de junho, o encontro começa às 9h e segue até às 17h. A programação inclui apresentação sobre a metodologia do Selo UNICEF, sobre como organizar e executar um Fórum Comunitário Municipal e como elaborar um Diagnóstico da situação.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos de idade. Os municípios tem até o dia 29 de setembro para realizá-lo.

O segundo dia do treinamento, amanhã (das 9h às 12h), será dedicado à apresentação e à discussão sobre a importância de os municípios estruturarem uma Sala de Situação (metodologia de organizar em um espaço físico informações, dados, gráficos, fotografias, publicações, entre outros materiais, que retratem o panorama dos indicadores sociais considerados prioritários pelo Selo). Também serão compartilhadas orientações sobre como realizar um Plano de Ação Municipal sobre a Criança e o Adolescente.

Além das orientações, ideias, intercâmbios de experiências, propostas e inquietações, os participantes retornarão para seus municípios com várias publicações, como guias metodológicos, compilação dos 11 indicadores sociais de impacto de Rondônia, folders, cartazes e outros itens importantes para auxiliar os gestores públicos e comunidade a avançar na melhoria dos indicadores sociais voltados para a garantia e proteção dos direitos de cada criança e adolescente.

Esses indicadores serão monitorados pelo UNICEF e, em 2012, servirão para identificar quais os municípios que mais conseguiram melhorá-los dentro de um grupo de municípios. Os que tiverem um desempenho melhor dentro do seu grupo serão reconhecidos com um certificado internacional que é o Selo UNICEF Município Aprovado. Nos próximos dias 8 e 9 de julho, a mesma capacitação será realizada para todos os municípios de Roraima.

O que é o Selo UNICEF Município Aprovado
É um processo de mobilização social e de reconhecimento dos municípios que trabalham pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Cerca de 1.800 municípios de 19 Estados no Semiárido brasileiro e Amazônia assinaram um Termo de Adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado e se comprometeram a planejar e desenvolver ações que promovam importantes melhorias nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. No Estado de Rondônia, esta é a primeira edição, e todos os 52 prefeitos dos municípios aderiram ao Selo UNICEF. A metodologia do Selo é também uma iniciativa que contribui para a Agenda Criança Amazônia.

O que é a Agenda Criança Amazônia
Com o apoio do governo federal, todos os governadores da Amazônia Legal (Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) assinaram um Termo de Compromisso, em 2008, para contribuir com o Brasil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Mais informações
Daniela Silva
Consultora em Comunicação do UNICEF em Manaus
Telefones: (92) 3642 8016 e (92) 9261 0856
E-mail: dsilva@unicef.org

 

 
unite for children