Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes da América Latina, África e Ásia criam rede internacional para prevenção das DST/aids

© Viração
O ator Lázaro Ramos, Embaixador do UNICEF no Brasil, conversa com os adolescentes e jovens durante o encontro LSS Jovem.

Rede Laço Sul-Sul Jovem disseminará boas práticas e promoverá troca de experiências entre jovens

Brasília, 15 de junho – Os adolescentes e jovens da Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste entregaram hoje, 15 de junho, durante a Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas, em Brasília, uma carta que oficializa a criação da rede Laço Sul-Sul Jovem. Este será um ambiente virtual de troca de experiências e de disseminação de boas práticas sobre a prevenção de DST/aids, atitudes sexuais seguras e preconceito relativo ao HIV.

A carta é resultado do primeiro Encontro Laço Sul-Sul Jovem, evento promovido pelo UNICEF no Brasil, que reuniu, também na capital federal, 15 adolescentes e jovens com histórico de protagonismo e participação social em seus respectivos países. Esses jovens estiveram reunidos desde sábado no Centro de Treinamento Israel Pinheiro, em Brasília. No sábado 12 de junho, receberam a visita do ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil, e também da atriz Taís Araújo. Lázaro destacou para os adolescentes a importância de se construir estratégias a partir das próprias experiências. Lázaro também trabalhou com os participantes uma dinâmica que facilitou a integração e a troca de experiências entre eles.

© Viração
Lázaro Ramos (de costas, com a camisa azul do UNICEF) em um abraço coletivo dos participantes do encontro LSS Jovem.

A carta ressalta a vulnerabilidade dos jovens diante das DST/aids. Para se ter uma ideia, dados recentes revelam que mais da metade das novas infecções pelo HIV no Brasil afetam pessoas entre 15 e 24 anos. No mundo, essa realidade não é muito diferente. De acordo com o relatório “Children and AIDS – Fourth Stocktaking Report – 2009” do UNICEF, dados de 2007 revelam que 45% de todos os novos casos de infecção pelo HIV foram entre pessoas de 15 a 24 anos.

A carta traz também os compromissos assumidos por esses jovens e suas reivindicações para garantir o fortalecimento da rede Laço Sul-Sul Jovem, que já conta com o apoio do UNICEF.

Laço Sul-Sul
Laços Sul-Sul (LSS) é uma rede de cooperação para enfrentamento do HIV/aids desenvolvida em conjunto pelos governos do Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, tendo como parceiros UNAIDS, UNICEF, UNFPA e Centro Internacional para Cooperação Técnica em HIV/aids (CICT).

Lançada pelo Brasil em 2004, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados na área de HIV e aids, mobilizar a sociedade e criar um ambiente de apoio para diminuir o estigma associado à questão e aumentar a eficácia das ações implementadas nos países participantes.

Leia a carta dos jovens na íntegra

 

 
unite for children