Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Encontro LSS Jovem: Adolescentes e jovens debatem prevenção ao HIV nas escolas

UNICEF promove, em Brasília, troca de experiências entre juventude da América Latina, África e Ásia

Brasília, 11 de junho – Quinze adolescentes e jovens, entre 15 e 24 anos, se reúnem, neste fim de semana, em Brasília, para discutir a prevenção de DST/aids, atitudes sexuais seguras e preconceito relativo ao HIV. O primeiro Encontro Laço Sul-Sul Jovem reunirá estudantes vindos da Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste que têm um histórico de protagonismo e participação social em suas comunidades. As delegações também são compostas por representantes do UNICEF e dos governos dos países, principalmente dos respectivos Ministérios da Educação.

“O UNICEF considera que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos que podem e devem atuar sobre sua própria vida. É muito importante encorajá-los a expressar suas ideias e opiniões. O diálogo aberto é uma ferramenta fundamental para a promoção de práticas sexuais seguras e de prevenção ao HIV/aids”, explica Cristina Albuquerque, Coordenadora do Programa Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil e HIV/aids do UNICEF no Brasil.

A programação do primeiro Encontro Laço Sul-Sul Jovem privilegiará atividades de integração e de troca de experiências entre os adolescentes e jovens participantes. O objetivo é criar um ambiente de diálogo e interação, em que – dentro de um contexto de cooperação Sul-Sul – cada representante pode ensinar e aprender sobre as práticas bem-sucedidas de prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis que vêm sido desenvolvidas nos países participantes do evento.

Os principais objetivos do encontro são desenvolver uma proposta de ação de cada participante em seus respectivos países e estabelecer uma rede de comunicação entre os adolescentes e jovens. Essas atividades contarão com o apoio do UNICEF e seus parceiros nos países.

Além disso, os adolescentes e jovens construirão um documento com recomendações que será apresentado na Mostra Saúde e Prevenção na Escola, que acontece de 13 a 15 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília.

Laço Sul-Sul
Laços Sul-Sul (LSS) é uma rede de cooperação para enfrentamento do HIV/aids desenvolvida em conjunto pelos governos do Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, tendo como parceiros UNAIDS, UNICEF, UNFPA e Centro Internacional para Cooperação Técnica em HIV/aids (CICT).

Lançada pelo Brasil em 2004, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados na área de HIV e aids, mobilizar a sociedade e criar um ambiente de apoio para diminuir o estigma associado à questão e aumentar a eficácia das ações implementadas nos países participantes.

Agenda:
O quê: Encontro Laço Sul-Sul Jovem
Quando: 12 e 13 de junho
Onde: Centro de Convenções Israel Pinheiro – QI 29 do Lago Sul, Brasília (DF)

 

 
unite for children