Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

ONU anuncia as dez melhores fotos da campanha ONU Verde

Imagens serão divulgadas no site da campanha a partir do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Brasília, 4 de junho – O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? Essa foi a pergunta que a Organização das Nações Unidas fez a todos os brasileiros por meio da campanha ONU Verde, lançada no 64º aniversário da Organização, festejado mundialmente em 24 de outubro 2009. A campanha contou com o apoio da MTV pública e também da TIM, que enviou mais de 10 milhões de torpedos SMS convidando seus clientes a participar.

Os participantes da campanha responderam à pergunta por meio de fotos e vídeos, acompanhados por um relato da ação de até 100 palavras. O material foi publicado pelo próprio participante no site www.onuverde.org.br. Todos os participantes receberam um certificado online com a frase “Eu faço a minha parte”.

A campanha ficou no ar até o dia 31 de maio de 2010 e registrou 1.190 fotos enviadas por participantes de norte a sul do País. No primeiro dia de junho, o Comitê de Seleção – composto por cinco representantes das agências e programas do Sistema ONU no Brasil – selecionou as dez fotos que melhor traduziram o tema da campanha. O resultado será divulgado amanhã, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A seleção não foi fácil, recebemos mais de mil fotos”, disse Giancarlo Summa, Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil. “A campanha foi um sucesso, demonstrando o interesse e a crescente sensibilidade dos brasileiros em relação à defesa do meio ambiente”.

As fotos selecionadas retrataram a preocupação dos participantes com a questão ambiental em diversas frentes. Seja por meio da economia e reutilização da água, da reciclagem do lixo, do plantio de árvores ou da redução das emissões de gases de efeito estufa, brasileiros demonstraram suas atividades em prol da preservação da natureza. Eles provaram, assim, que, por meio de suas ações individuais diárias, fazem a sua parte pelo meio ambiente.

“Apenas uma pessoa não é o bastante, é isso que eu quero passar, vi o projeto e com meu pai comprei uma muda e resolvi planta-lá. Eu faço isso no meu grupo escoteiro, nós sempre fomos a favor do meio ambiente e isso me incentivou a lutar por essa causa tão importante”, declarou Thalita Valadares de Mattos sobre a sua foto, uma das 10 melhores recebidas pela ONU Verde.

Os participantes também mostraram que é possível unir a luta em prol do meio ambiente com a inclusão social, como mostrou Manoel Rodrigues em sua foto. “Nós transformamos o lixo em música com inclusão social dos filhos dos catadores usando materiais recicláveis”, disse ele.

As fotografias selecionadas serão amplamente divulgadas pela rede de comunicação das Nações Unidas no Brasil e no exterior. A ONU Brasil informa que os vídeos recebidos não corresponderam aos critérios de seleção da Campanha.

O Sistema Nações Unidas no Brasil também fez a sua parte. No contexto da Campanha Bilhões de Árvores, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a ONU coordenou, juntamente com o Governo do Distrito Federal, o plantio de duas mil árvores nativas do cerrado no Jardim Botânico de Brasília.

Mais informações:
Amanda Talamonte
Escritório do PNUMA no Brasil
Telefone: +55 61 3038-9237
Fax: +55 61 30389239
E-mail: comunicacao@pnuma.org

 

 
unite for children