Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF promove o 2º treinamento do Selo Município Aprovado edição 2009-2012 para todos os municípios do Amazonas

Manaus, 1º de junho – Representantes dos 62 municípios do Amazonas serão treinados pelo UNICEF, em junho, para promover o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012). Foram convidados dois representantes de cada município: o(a) articulador(a) do Selo (indicado(a) pelo(a) prefeito(a) para coordenar localmente a implementação do programa) e o(a) presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Em função do grande número de municípios no Estado e para garantir a qualidade do treinamento, o UNICEF dividiu os municípios em dois grupos, seguindo ordem alfabética. A primeira turma reunirá os municípios cujos nomes começam com a letra “A” de Alvarães até a letra “I” de Itapiranga, nos dias 7 de junho (das 9h às 17h) e 8 de junho (das 9h às 12h). A segunda turma agrupará os municípios que iniciam com “J” de Japurá até a letra “U” de Urucurituba, nos dias 10 de junho (das 9h às 17h) e 11 de junho (das 9h às 12h). O local das capacitações é sempre o mesmo: Auditório da Inspetoria Laura Vicuña: Avenida André Araújo, 2230/A – Aleixo, em Manaus.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência, entre outros, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município.

Os participantes do treinamento, sob coordenação do CMDCA, também terão o desafio de elaborar um Plano de Ação Municipal sobre a Criança e o Adolescente, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência em seus municípios para garantir os direitos de todas e cada uma das crianças e adolescentes. Para subsidiar essa construção, o UNICEF entregará a cada participante um retrato dos 11 indicadores sociais do Amazonas priorizados no Selo, que envolvem as áreas de saúde, educação e proteção, e que são indispensáveis para a melhoria das condições de vida da infância e da adolescência. Os municípios terão que atualizá-los.

O material aponta, inclusive, quais indicadores precisam ser reduzidos e quais necessitam ser elevados. Esses indicadores serão monitorados pelo UNICEF e, em 2012, servirão para identificar quais os municípios que mais conseguiram elevá-los dentro de um grupo de municípios. Os primeiros municípios que tiverem um desempenho melhor dentro do seu grupo serão reconhecidos com um certificado internacional que é o Selo UNICEF Município Aprovado. 

O Selo UNICEF Município Aprovado abrange quase dois mil municípios do Semiárido brasileiro e da Amazônia, sendo que na Amazônia esta é a primeira edição. “A metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado tem contribuído para os municípios conquistarem avanços surpreendentes na melhoria da qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. No Amazonas, esperamos resultados ainda mais expressivos na garantia dos direitos de todas e cada uma das crianças e adolescentes”, comenta Halim Girade, coordenador do escritório do UNICEF em Manaus.

O que é o Selo UNICEF Município Aprovado
É um processo de mobilização social e de reconhecimento dos municípios que trabalham pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Cerca de 1.800 municípios de 19 Estados no Semiárido brasileiro e Amazônia assinaram um Termo de Adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado e se comprometeram a planejar e desenvolver ações que promovam importantes melhorias nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. No Estado do Amazonas, todos os 62 prefeitos dos municípios aderiram ao Selo UNICEF. A metodologia do Selo é também uma iniciativa que contribui para a Agenda Criança Amazônia.

O que é a Agenda Criança Amazônia
Com o apoio do Governo Federal, todos os governadores da Amazônia Legal (Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) assinaram um Termo de Compromisso, em 2008, para contribuir com o Brasil a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Mais informações
Daniela Silva
Consultora em Comunicação do escritório do UNICEF em Manaus
Telefones: (92) 3642 8016 e (92) 9261 0856
E-mail: dsilva@unicef.org

 

 
unite for children