Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Jovens de 65 países participam de caminhada sobre Diversidade Cultural na Saara

Rio de Janeiro, 26 de maio – Hoje, cerca de 150 jovens líderes com idades entre 18 e 35 anos, vindos de 65 países, chegam ao Rio de Janeiro para participar da Caminhada Cultural Jovem na SAARA, área de comércio popular localizada no centro da cidade. A região é também conhecida como a “pequena ONU brasileira”, por abrigar imigrantes de diferentes países, culturas e religiões.

Horário e local: 14h, na Praça do Mascate – Esquina das ruas Buenos Aires e Regente Feijó, na SAARA.

O evento acontece no contexto do III Fórum da Aliança de Civilizações da Organização das Nações Unidas (UNAOC), que acontece de 27 a 29 de maio, e é organizado pela UNAOC, pela ONG Caminhos de Abraão e pela associação local, SAARA (Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega). O objetivo da Caminhada Cultural é apresentar aos jovens a coexistência pacífica entre pessoas de diferentes culturas no Rio e no Brasil como um todo.

“Escolhi o Rio de Janeiro para receber o Fórum porque acredito que na cidade, assim como no resto do Brasil, as pessoas transformam suas diferenças culturais em um fator de enriquecimento. Não somos apenas um povo misturado, mas um povo que gosta de ser assim”, afirmou o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na região da SAARA, pessoas de diferentes origens, etnias e culturas trabalham lado a lado, em uma atmosfera colaborativa construída ao longo de décadas de convivência. Levar esses jovens líderes a um lugar que, na prática, reúne os valores promovidos pela UNAOC permitirá que eles identifiquem e compreendam os mecanismos por trás do sucesso de uma comunidade multicultural e democrática como a SAARA. A experiência servirá de inspiração para embasar discussões a respeito do diálogo intercultural e da coexistência pacífica durante o Fórum, nos dias seguintes.

Na programação da Caminhada Cultural Jovem estão previstos os discursos de abertura do presidente da SAARA, Ênio Bittencourt, e do subprefeito do Centro do Rio, Thiago Barcellos. Haverá também um tour em pequenos grupos guiado por jovens brasileiros, que vão contar a história da SAARA através de visitas às lojas e locais representativos para a comunidade, como a Igreja de São Jorge e a Praça do Mascate, cujo nome homenageia a atividade comercial exercida pela maioria dos imigrantes ao chegarem ao Brasil. Os jovens terão a oportunidade de interagir com os lojistas e ouvir seus depoimentos durante um lanche com a comunidade local, em que questões relacionadas à diversidade cultural e o entendimento mútuo serão discutidas.

Muhammad Shahzad, da Associação de Desenvolvimento Chanan, do Paquistão, afirma que “a Caminhada Cultural nos vai informar, inspirar e envolver de uma maneira interessante e significativa. Tenho certeza que vou aprender muito sobre a solidariedade comum entre os brasileiros e a maneira como, juntos, eles atingem objetivos e promovem o entendimento entre as culturas.”

À noite, o grupo deve se reunir novamente para um jantar, onde devem compartilhar experiências e ideias sobre o que viram e assimilaram ao longo do dia. As lições aprendidas na Caminhada Cultural servirão como um briefing para as proposições que devem ser transmitidas a líderes internacionais durante o Fórum do Rio. Políticos, chefes religiosos, assim como a mídia, representantes de grandes corporações, e instituições acadêmicas vão receber recomendações específicas dos jovens participantes da Caminhada Cultural na SAARA. A história de sucesso do Rio será incluída nas sessões finais do Fórum, assim como as impressões que os jovens levarão dessa experiência no Brasil para seus países de origem.

Visite o site do Centro de Informações das Nações Unidas http://unicrio.org.br/

Contato:
Stephanie Durand
stephanied@unops.org
(21) 8027-8323

Isabelle Legare
isabellel@unops.org

 

 
unite for children