Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios mobilizam adolescentes para que participem do Selo UNICEF

São Paulo, 18 de maio – Garantir a participação efetiva de crianças, adolescentes e jovens em torno da garantia de seus direitos é uma das propostas metodológicas do Selo UNICEF Município Aprovado. Nessa perspectiva, a cidade de Mata Verde, inscrita no Selo pela terceira vez, dá um passo importante ao promover a criação de um “Grupo de Adolescentes Mobilizadores do Selo”. De acordo com a articuladora do Selo no município, Risélia Dias de Oliveira, a formação do grupo nasceu da necessidade de garantir a participação ativa e qualificada dos adolescentes no processo de mobilização e envolvimento tanto de outros adolescentes quanto das escolas e comunidades nas atividades e projetos ligados aos temas de Participação Social, conforme sugere o Guia Metodológico do Selo.

O grupo é formado por 19 jovens que representam diversos segmentos da sociedade. “Concluímos que seria necessário formar um grupo de meninas e meninos que representassem diversos segmentos voltados à adolescência no município; isso evitaria sobrecarga dos adolescentes e nos ajudaria a estar mais próximos da realidade dos mesmos”, ressalta Risélia.

Estão presentes no Grupo de Adolescentes Mobilizadores membros que representam escolas municipais e estaduais, ProJovem Adolescente, Igrejas e esportes. A zona rural do município não foi esquecida e também está representada dentro do Grupo. Esses meninos e meninas têm o papel de mobilizar os outros adolescentes dentro da instituição ou espaço que cada um representa, além de trabalhar com o Grupo nas atividades voltadas para a comunidade como um todo. “O que nos impulsionou a candidatar-nos a representante adolescente do município não foi apenas a vontade de representar esse grupo, mas sim o desejo de ver a nossa cidade em um patamar diferente", explica Jeferson Rocha, de 18 anos.

As reuniões do Grupo acontecerão no salão de reuniões do Centro de Apoio à Cultura, Esportes e Lazer do município, local onde já foi destinado um espaço para o funcionamento da Sala do Selo em Mata Verde.

Para os demais municípios que se interessarem em montar Grupos de Adolescentes Mobilizadores, Risélia conta como se deu a formação do grupo em Mata Verde: “Inicialmente enviamos um comunicado a instituições, organismos municipais, programas sociais, igrejas e grupos que realizam trabalhos com adolescentes, solicitando a indicação de nomes de adolescentes com vistas à formação de um Grupo de Adolescentes Mobilizadores do Selo em nosso município. Cada instituição interessada em colaborar enviou-nos a indicação dos nomes.

Nos reunimos com o grupo de adolescentes indicados no dia 20 de março de 2010, contanto também com a presença dos pais. Divulgamos a proposta do Selo ao grupo, as atribuições do Grupo Mobilizador, as atribuições desses representantes tanto no âmbito do trabalho no Grupo, quanto dentro da Comissão Pró-Selo, perante o UNICEF e/ou outras instâncias. Após esclarecimentos, foi lançado o convite de adesão ao trabalho voluntário no Grupo Mobilizador, causa que foi abraçada por todos os meninos e meninas ali presentes, com o aval dos seus pais.”

Algumas atribuições do Grupo de Adolescentes Mobilizadores:
– Mobilizar os adolescentes dentro da instituição, projeto ou localidade que cada um representa;
– Realizar reuniões periódicas de capacitação com vistas a ajudar o município no alcance dos objetivos do Selo;
– Fazer um programa semanal na Rádio Comunitária local no qual serão abordados temas ligados à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no município;
– Criar e manter atualizado um blog do Grupo de Adolescentes Mobilizadores do Selo.

“Estamos abertos a ideias que possam nos ajudar a trabalhar e a desenvolver as potencialidades de cada um dos meninos e meninas desse Grupo, visando não apenas ao desenvolvimento do trabalho do Grupo, como também ao desenvolvimento individual de cada menino e menina integrante como estudante, cidadão e, sobretudo, como pessoa humana em desenvolvimento”, destaca Risélia.

Para mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children