Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Atividades em Brasília marcam o 18 de Maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Brasília, 14 de maio – Neste próximo domingo, 16 de maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes realiza solenidade no Parque da Cidade, em Brasília, para marcar o início das celebrações do 18 de Maio – Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No evento de domingo, Protagonismo Juvenil no 18 de Maio, é esperada a participação de cerca de 700 crianças e adolescentes. O encontro está marcado para 9h no estacionamento 10 do Parque da Cidade.

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, ES, um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Para o governo, o movimento social brasileiro em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o UNICEF, a data é mais um elemento para a mobilização da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Outras atividades programadas em Brasília para celebrar o 18 de Maio são:

Segunda-feira, 17 de maio de 2010
10h – Sessão Solene em homenagem póstuma a Neide Castanha, Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados.
14h – Exibição do Filme "Sonhos Roubados" de Sandra Werneck, seguido de debate com as presenças de Kika Faria e Amanda Diniz, no Cinemark do Pier 21.
19h – Avant Première da peça “A Trajetória X”, dirigida pelo diretor Fernando Villar. No Auditório I – Museu Nacional – Conjunto Cultural da República.

Terça-feira, 18 de maio de 2010
10h – A Secretaria de Direitos Humanos e o Comitê Nacional promovem cerimônia em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o lançamento do Prêmio Neide Castanha, no Salão Negro do Palácio da Justiça.

Quinta-feira, 20  de maio de 2010 
8h – Seminário Nacional "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfrentamento" no Auditório José Carlos Gomes Carvalho, Edifício Roberto Simonsen-CNI, SBN, Quadra 01, Bloco C, subsolo.
10h – Audiência Pública Câmara Legislativa do DF – Plano Distrital de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Mais informações:
Maruska Pimentel ou Éryca Monteiro
Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Telefone: (61) 3347-8524
E-mail: comitenacional@terra.com.br
Website: http://www.comitenacional.org.br/

 

 
unite for children