Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF divulga experiência brasileira de mobilização pelo desenvolvimento infantil

Brasília, 13 de maio – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança amanhã, sexta-feira 14 de maio, uma publicação sobre a experiência de sucesso de mobilização pelos direitos na primeira infância criada há uma década em Canela e realizada em outras cidades do Rio Grande do Sul e no exterior. O livro Como realizar a Semana do Bebê em seu município: 10 anos priorizando a primeira infância em Canela apresenta orientações aos municípios sobre como realizar práticas comunitárias de promoção dos direitos das crianças na primeira infância a partir da metodologia criada na cidade gaúcha.

A experiência da Semana do Bebê, que surgiu em Canela e vem sendo realizada com bons resultados em outras cidades gaúchas, portuguesas e uruguaias, foi sistematizada pelo UNICEF a partir de entrevistas com especialistas, representantes de entidades parceiras, estudantes, gestores municipais, entre outros. Também foi realizada a análise de documentos para apoiar o planejamento e a realização do conjunto de atividades que caracterizam a iniciativa, como seminários de estudo; trabalho educativo nas unidades de saúde com os profissionais de saúde, famílias, estudantes; e atividades culturais e de mobilização para ampliar a participação de todos os segmentos comunitários visando à atenção integral aos bebês.

Em razão do potencial mobilizador da metodologia, o UNICEF pretende disseminá-la para gestores e sociedade civil, especialmente em locais que apresentam indicadores sociais mais críticos no Brasil e em outros países da América Latina e do Caribe e de língua portuguesa.

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Por isso, o UNICEF dá prioridade em suas ações ao direito de cada criança a sobreviver e se desenvolver.

Agenda:
O quê: Lançamento da publicação Como realizar a Semana do Bebê em seu município:
10 anos priorizando a primeira infância em Canela
.
Quando: Durante o Seminário Internacional e Fórum Universitário, na sexta-feira 14 de maio, às 18h15
Onde: Klein Ville Hotel Canela, Rua Melvin Jones, 433, Centro, Canela (RS)

Mais informações:

Ana Azevedo
Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefones: (61) 3035 2901 ou 8166 1632
E-mail: amazevedo@unicef.org

 

 
unite for children