Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF promove o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Município Aprovado na Bahia

Salvador, 5 de maio – Entre os meses de maio e junho, representantes de 204 municípios do Semiárido baiano serão capacitados para promover o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012). Para facilitar a participação de todos os inscritos no programa no 2º Ciclo de Capacitação do Selo, o UNICEF vai promover quatro encontros, cada um deles voltado para diferentes grupos de municípios, em três regiões da Bahia: Juazeiro (dias 6 e 07/5), Vitória da Conquista (31/5 e 1º/6) e Feira de Santana, cidade que sediará dois eventos (26 e 27/5 e 9 e 10/6).

São esperados três representantes de cada município: o/a Articulador/a do Selo, ou técnico/a indicado/a pela prefeitura para coordenar localmente a implementação do programa; um/a Conselheiro/a Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e um/a Adolescente, que ficará responsável por apoiar a mobilização de seus pares (meninos e meninas de 12 a 17 anos), em escolas e comunidades, em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaboram um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

O ponto de partida da capacitação será a análise da linha de base de cada município, ou seja, o conjunto de indicadores sociais das áreas de saúde, educação e proteção, definido na metodologia do Selo 2009-2012, que será monitorado pelo UNICEF e que revela aspectos importantes das condições de vida da infância e adolescência.

“Se o município tem a análise correta da situação de suas crianças e adolescentes, pode planejar estrategicamente o que é preciso melhorar nos serviços públicos, priorizando o atendimento às meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade, como os que vivem em áreas rurais, comunidades quilombolas ou indígenas, ou tem algum tipo de deficiência. A partir da linha de base, temos condições de avaliar o que melhorou nos municípios entre o ano inicial e o ano final desta edição do Selo”, diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador.

Os municípios baianos devem confirmar a participação dos seus representantes por meio de fax (71 3183-5710) ou correio eletrônico (salvador@unicef.org). As despesas com transporte, hospedagem e alimentação do/a articulador/a, conselheiro/a e adolescente são responsabilidades de cada prefeitura.

CRONOGRAMA
6 e 7 de maio – Polo de Juazeiro – Grande Hotel de Juazeiro, Rua José Pititinga, 466 (Telefone: 74 3612-3100)
25 e 26 de maio – Polo de Feira de Santana – Hotel Acalanto, Rua Torres, 77 (Telefone: 75 3625-2819)
31 de maio e 1º de junho – Polo de Vitória da Conquista – Pousada da Conquista, BR-116, Km 821, Rodovia Rio-Bahia, Parque Florestal Serra do Periperi (Telefone: 77 3423-8400)
9 e 10 de junho – Polo de Feira de Santana – Pousada Central, Rua Marechal Deodoro, 398, Centro (Telefone: 75 3602-5757)

Mais informações
Andréia Neri
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: 71 3183 5701
E-mail: aneri@unicef.org

 

 
unite for children