Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Anthony Lake começa seu mandato como Diretor Executivo do UNICEF

Nova Iorque, 1° de maio – Anthony Lake começa hoje seu mandato como o sexto Diretor Executivo do UNICEF, trazendo mais de 45 anos de serviço público e internacional para a posição. "Estou entusiasmado por estar me juntando ao UNICEF. Estou ansioso para trabalhar com os nossos funcionários excepcionais e diversos parceiros para promover o avanço dos direitos das crianças em todo o mundo", disse Lake em seu primeiro dia no cargo.

Anthony Lake foi nomeado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, após consultas à Junta Executiva do UNICEF. Ao anunciar a nomeação, em 16 de março de 2010, o Secretário-Geral assinalou que Lake traz consigo "uma rica experiência, depois de uma carreira longa e distinta no governo dos Estados Unidos".

O novo Diretor Executivo do UNICEF trabalhou com líderes e responsáveis por políticas públicas em todo o mundo. Como conselheiro de Segurança Nacional (1993-1997), sob a presidência de Bill Clinton, e como Diretor do Departamento Estadual de Política de Planejamento, no governo Carter (1977-1981), Anthony Lake lidou com a gama ampla de política externa, segurança nacional e questões humanitárias e de desenvolvimento. Em 2007-2008, trabalhou como um conselheiro sênior de política externa para a campanha presidencial de Barack Obama.

Seu compromisso com a paz e a segurança são marcas registradas de sua carreira. Depois de deixar o governo em 1997, ele atuou como enviado especial do presidente dos Estados Unidos, tanto para o Haiti quanto para a Etiópia e a Eritreia. Seus esforços – pelos quais recebeu em 2000 o prêmio Samuel Nelson Drew, da Casa Branca – contribuíram para a realização do Acordo de Argel, que pôs fim à guerra entre a Etiópia e a Eritreia. Lake também desempenhou um papel preponderante na definição das políticas que levaram a paz à Bósnia-Herzegovina e à Irlanda do Norte.

"A paz e a segurança são o alicerce de um mundo para as crianças. Guerras não somente matam as crianças - elas provocam doenças e destroem a esperança econômica. E, no final, a verdadeira paz não é encontrada em um pedaço de papel diplomático. Pode ser encontrada na vida segura e saudável de meninas e meninos. Se melhorarmos a vida deles hoje, ajudaremos para que herdem um futuro melhor", disse Lake.

Anthony Lake tem uma vasta experiência de desenvolvimento internacional e os direitos das crianças devido a um trabalho permanente com as organizações não governamentais por quatro décadas. Durante esse tempo, comandou a International Voluntary Services, atuou como consultor internacional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e foi membro da diretoria do Save the Children e do Overseas Development Council.

Ele é um forte defensor da Declaração do Milênio e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. "Em essência, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dizem respeito a dar às crianças mais vulneráveis do mundo uma chance melhor de alcançar seu pleno potencial – seja melhorando a saúde materna e infantil, seja aumentando a paridade de gênero na educação, seja erradicando a fome. Temos muito trabalho urgente pela frente, em direção a e além das metas estabelecidas para 2015 para nós mesmos E eu acredito que podemos fazê-lo – com o compromisso político, as consistentes, os investimentos adequados e o envolvimento de uma comunidade global", disse Lake.

Os laços de Anthony Lake com o UNICEF vêm de longa data. Ele atuou por nove anos no Conselho do Comitê dos Estados Unidos para o UNICEF, inclusive como Presidente do Conselho de 2004 a 2007. Sob sua presidência, o Comitê teve um aumento significativo do financiamento.

Graduado na faculdade de Harvard e na Universidade de Princeton, com um PhD na Woodrow Wilson School of Public and International Affair, Anthony Lake atuava como professor renomado na área de diplomacia da Universidade de Georgetown, em Washington, antes de ser nomeado para o UNICEF. Seu forte compromisso com a educação é comprovado por suas filiações anteriores nos conselhos de diversas instituições acadêmicas dos Estados Unidos, incluindo a Mount Holyoke College.

Anthony Lake é casado, tem três filhos e cinco netos.

Para informações adicionais, favor contatar:
Christopher de Bono
Assessoria de Imprensa do UNICEF em Nova Iorque
Telefone: + 1 212 303 7984
E-mail: cdebono@unicef.org

 

 
unite for children