Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Comunidades participantes da Plataforma dos Centros Urbanos promovem ações locais em São Paulo

São Paulo, 28 de abril – As comunidades populares que participam da Plataforma dos Centros Urbanos na cidade de São Paulo estão se articulando para oferecer uma série de oportunidades para seus moradores, com base nas estratégias definidas nos planos de ação que elaboraram ao longo dos últimos meses.

No bairro da Barra Funda, por exemplo, o Grupo Articulador Local está oferecendo atividades de formação em diversas linguagens de comunicação comunitária. São várias oficinas – interpretação e redação de textos, fotografia, videorreportagem e pesquisa na internet – realizadas a partir da prática da investigação da realidade do bairro.

A ideia é formar um grupo de pessoas com idade a partir de 14 anos que, partindo do mapeamento, da pesquisa da história do bairro e do levantamento das opiniões dos moradores, crie notícias de interesse local ao mesmo tempo em que proponha formas de mobilização.

Essa é a segunda iniciativa do mês de abril do Grupo Articulador Local da Barra Funda, pela melhoria das condições de vida das crianças, dos adolescentes e de suas famílias. No último dia 10, o Grupo realizou um Festival Comunitário que reuniu cerca de 300 pessoas para chamar atenção para melhor utilização dos espaços de lazer e reivindicar melhores condições de infraestrutura urbana na região.

O evento incluiu apresentações culturais, torneio de futebol, prestação de informação sobre doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose, além de intervenções artísticas de grafiteiros. Dessa maneira, os participantes transformaram o espaço da Praça Nicolau de Morais Barros, local que em geral é pouco frequentado e sofre com a falta de manutenção adequada.

Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente do Brasil, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades. A iniciativa é realizada em parceria com Kimberly-Clark Brasil, MSC Cruzeiros, Fundação Itaú Social, BT e Projeto Segurança Humana. Em São Paulo, a iniciativa recebe também apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e da Fundação Bradesco.

Mais informações sobre o curso de comunicação comunitária:
Vanessa Nicolav
Telefone: (11) 7228 6688
E-mail: vanessanicolav@aprendiz.org.br

Mais informações sobre a Plataforma dos Centros Urbanos:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children