Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Acessibilidade é prioridade para 38% das comunidades participantes da Plataforma dos Centros Urbanos em São Paulo e vira tema de debate

São Paulo, 27 de abril – Como parte da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa desenvolvida pelo UNICEF nas cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro, as comunidades participantes realizaram um diagnóstico que aponta os principais desafios enfrentados pela garantia dos direitos de suas crianças e seus adolescentes. A partir do diagnóstico, puderam definir suas prioridades. Para 38% das comunidades, uma das prioridades é ampliar a acessibilidade para meninos e meninas com deficiência.

Para aprofundar o debate sobre o tema, o Grupo Articulador Jardim Vera Cruz, da zona sul de São Paulo, vai promover o Fórum de Acessibilidade, no próximo dia 15 de maio. O evento acontecerá das 9h às 14h, no CEU Vila do Sol e contará com a presença da vereadora Mara Gabrili, que fará palestra com o tema “Derrubando barreiras para uma cidade melhor para todos”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5896-3322.

Entre as metas municipais da Plataforma dos Centros Urbanos, está a ampliação do acesso à escola regular de crianças e adolescentes com deficiência.

Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente do Brasil, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades.

A Plataforma está sendo implementada em três municípios – São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro –, com a participação de 126 comunidades. Nessas localidades, os resultados serviram de base para a análise da realidade em Fóruns Comunitários, quando foram definidas metas prioritárias para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. As prioridades estabelecidas subsidiam, agora, a elaboração de Planos de Ação. Em 2011, uma nova consulta será realizada para medir os avanços. As comunidades que avançarem no cumprimento das metas receberão um reconhecimento do UNICEF.

A Plataforma dos Centros Urbanos é realizada em parceria com Kimberly-Clark Brasil, MSC Cruzeiros, Fundação Itaú Social, BT e Projeto Segurança Humana. Em São Paulo, a iniciativa recebe também apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e da Fundação Bradesco.

Mais informações sobre a Plataforma dos Centros Urbanos
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

Mais informações sobre o debate promovido pelo Grupo Articulador Jardim Vera Cruz
Roberto Octaviano
Telefone: (11) 5896 3322
E-mail: robertooctaviano@hotmail.com

 

 

 

 

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children