Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens que vivem com HIV/aids participam de encontro em Brasília

Evento, que tem o apoio do UNICEF, vai fortalecer a liderança e o protagonismo de 22 jovens de 16 a 24 anos

Brasília, 15 de abril – Entre os dias 15 e 18 de abril, acontece em Brasília o II Encontro do Programa de Formação de Jovens Líderes Vivendo com HIV/aids. Participam do evento 22 adolescentes e jovens, com idades entre 16 a 24 anos, de todas as regiões do Brasil.

Durante o encontro, os participantes trocarão experiências e discutirão soluções para questões como a prevenção, a assistência e os direitos dos adolescentes e jovens que vivem com HIV/aids. Nesse encontro, será discutida mais especificamente a questão sobre a estrutura dos serviços de saúde no Brasil e também temas como mobilização comunitária e participação juvenil.

O Programa de Formação de Jovens Líderes vivendo com HIV/aids é uma iniciativa do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da ONG Pact Brazil e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que tem como objetivo ajudar os jovens soropositivos a encontrar o primeiro emprego, servindo também para estimular seu envolvimento nos espaços de mobilização nas cidades onde moram, além de promover uma articulação nacional entre os participantes da iniciativa.

O programa, que tem o apoio do UNAIDS, da UNESCO, do UNFPA, do UNODC e do UNICEF, pretende aproximar os jovens vivendo com HIV/aids da execução de ações governamentais e não governamentais que compõem a resposta brasileira de enfrentamento à epidemia de aids. Também busca ampliar o protagonismo desses jovens, oferecendo-lhes um emprego fixo, com carteira assinada, durante 11 meses, nos serviços de saúde e em ONGs de seus municípios.

Um dos eixos de atuação do UNICEF no enfrentamento ao HIV/aids é garantir que crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/aids tenham direito à participação e à convivência familiar e comunitária, além do acesso universal e utilização do tratamento para aqueles que precisam. O fortalecimento de grupos e redes de adolescentes soropositivos permite que esses jovens participem do desenvolvimento e da implementação de políticas públicas que tenham o objetivo de garantir seus direitos.

Para mais informações:
Ana Paula Prado Silveira
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Unidade de Articulação com a Sociedade Civil e Direitos Humanos (SCDH)
(61) 9219 0039

 

 
unite for children