Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Concerto de Lang Lang no Carnegie Hall para ajudar as ações do UNICEF no Haiti

Apesar de a cobertura da mídia sobre o Haiti estar diminuindo, as crianças haitianas continuam vulneráveis e precisando de ajuda

Por Fran Silverberg

© Stefan Cohen/2010
O renomado pianista Lang Lang, Embaixador do UNICEF, com Wyclef Jean (à esquerda), o maestro Christoph Eschenbach (à direita) e a Schleswig-Holstein Festival Orchestra, no final do concerto beneficente para ajudar os sobreviventes do terremoto no Haiti.

Nova Iorque, 23 de março – O mundialmente famoso pianista Lang Lang, Embaixador do UNICEF, fez uma apresentação especial beneficente no Carnegie Hall, em Nova Iorque, na noite do último domingo, 21 de março, para ajudar as ações humanitárias do UNICEF no Haiti.

Lang Lang tocou com a Schleswig-Holstein Festival Orchestra, que se apresenta com muitos dos melhores músicos clássicos do mundo com menos de 27 anos de idade. O maestro Christoph Eschenbach regeu o concerto, que incluiu obras de Beethoven, Mozart e Prokofiev.

O concerto foi produzido pela Columbia Artists Management, Inc. e pela Lang Lang International Music Foundation e patrocinado em parte pela Montblanc, uma das empresas parceiras do UNICEF desde 2004. As Embaixadoras do UNICEF Angélique Kidjo e Susan Sarandon estavam na plateia, junto com outros convidados especiais. O cantor Wyclef Jean, nascido no Haiti, teve participação especial no palco de Lang Lang.

Mantendo o Haiti no centro das atenções
"Nos últimos seis anos, tenho tido a honra de ser Embaixador do UNICEF", disse Lang Lang. "Eu sei o que eles estão fazendo para ajudar as crianças do mundo, e eu sei o que eles estão fazendo agora, esta noite, para ajudar as crianças do Haiti."

Lang Lang também falou sobre o poder da música para dar esperança, ajudar a curar e servir como uma chamada à ação para além das fronteiras.

A Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, que visitou a área da catástrofe no Haiti pouco depois do terremoto de 12 de janeiro, juntou-se a Lang Lang para agradecê-lo por seu apoio, e também para agradecer os outros artistas, a Montblanc e os que compareceram ao concerto.

Ann M. Veneman observou que, com estimados 38% da população haitiana com idade inferior a 15 anos, o terremoto e suas consequências são realmente uma emergência infantil. Ela acrescentou que a assistência humanitária continuada será necessária para ajudar a reconstruir casas, escolas, comunidades e um futuro para as crianças haitianas e suas famílias.

O poder da música
Ao final do concerto, Lang Lang voltou ao palco com Wyclef Jean para um dueto da música Gunpowder (Pólvora) – executada pela primeira vez no concerto do Prêmio Nobel da Paz, realizado na Noruega, em janeiro deste ano.

No Carnegie Hall, no entanto, Wyclef Jean apresentou uma versão especial da canção para destacar os desafios enfrentados pelas crianças e famílias em terremotos recentes.

A mensagem do concerto de domingo à noite foi clara: enquanto a cobertura da mídia sobre o Haiti vem diminuindo nestes mais de dois meses desde o terremoto, centenas de milhares de crianças ainda estão vulneráveis, vivendo à margem, sem abrigo adequado, nutrição, cuidados de saúde ou educação. Mobilização e esforços para arrecadação de recursos continuados vão manter as crianças mais vulneráveis do Haiti no centro das atenções e contribuir para reconstruir essa nação devastada melhor do que antes.

Antes do concerto, a loja de música on-line iTunes lançou uma gravação de Lang Lang executando a Polonesa em Lá bemol Maior, op. 53, de Chopin, também conhecida como Heroica. Os fãs podem baixar o single em www.iTunes.com. Todas as receitas líquidas da venda dessa faixa serão doadas para o Comitê dos Estados Unidos para o UNICEF para apoiar a ajuda humanitária no Haiti.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children