Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF apresenta metodologia inédita de consulta a crianças e adolescentes de comunidades populares dos centros urbanos sobre suas condições de vida

Iniciativa, que já serve de modelo para 10 países, permite o diagnóstico de problemas e potenciais locais e incentiva a elaboração de estratégias para melhorar a situação

Rio de Janeiro, 22 de março – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresenta, nesta terça-feira, 23 de março, às 9 horas, no 5° Fórum Urbano Mundial, os resultados alcançados com a implementação de uma metodologia inédita de consulta a lideranças, crianças e adolescentes de grandes centros urbanos sobre a garantia dos direitos da infância e adolescência em comunidades populares.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, responsável pela ação social do Ibope, essa metodologia foi implementada pelo UNICEF em três municípios (Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba), como parte das estratégias desenvolvidas na Plataforma dos Centros Urbanos.

Os resultados obtidos com as consultas permitem que as comunidades identifiquem os principais equipamentos e instituições que atuam direta ou indiretamente na área da infância e adolescência, além de carências e violações de direitos, a partir da escuta às lideranças e aos meninos e meninas que vivem no local. De posse dessas informações, as comunidades são estimuladas e orientadas para definir metas prioritárias para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. Em seguida, as prioridades estabelecidas subsidiam a elaboração e implementação de Planos de Ação. Os avanços e desafios são monitorados e avaliados ao longo do tempo.

A metodologia de escuta a crianças e adolescentes aplicada no Brasil serviu como um piloto para um projeto promovido pelo UNICEF, a ser aplicado em escala mundial, para ouvir a opinião de meninos e meninas sobre a garantia de seus próprios direitos. O sucesso no Brasil confirmou sua adequação e permitiu a imediata expansão para outros 10 países. A pesquisa participativa acontece no âmbito da iniciativa Child Friendly Cities (CFC), que nasceu em 1996 para agir sobre a resolução aprovada durante a segunda Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat II).

Durante a oficina no 5º Fórum Urbano Mundial, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a metodologia, suas formas de aplicação e utilidades no desenvolvimento de ações locais e articulação pelo desenvolvimento de políticas públicas, projetos e programas que ajudem a reduzir as iniquidades que afetam em especial as crianças e os adolescentes de comunidades populares, garantindo plenamente seus direitos.

Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente do Brasil, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades.

A Plataforma conta com a participação de 126 comunidades nos três municípios em que está sendo desenvolvida. A iniciativa é realizada em parceria com Kimberly-Clark Brasil, MSC Cruzeiros, Fundação Itaú Social, BT, British Airways, Projeto Segurança Humana e Fundação Prudential. São parceiros técnicos da Plataforma: Ação Educativa, Bem TV, Cedaps, Cieds, Instituto Paulo Montenegro e Viração.

Agenda
O quê: Apresentação de metodologia participativa de consulta a comunidades populares em centros urbanos.
Quando: Terça-feira, 23 de março de 2010, das 9h às 12h.
Onde: Fórum Urbano Mundial, na cidade do Rio de Janeiro – Sala W2-2

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 85611414

 

 

 

 

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children