Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Relatório para reunião sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio destaca êxitos e falhas para crianças e mulheres em relação à conquista desses Objetivos

Nova Iorque, 16 de março – Faltando apenas cinco anos até 2015, prazo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Secretário-Geral da ONU divulgou hoje um relatório sobre os progressos alcançados na realização dos ODM, chamado Mantendo a Promessa (Keeping the Promise).

O relatório destaca os progressos significativos e as deficiências nos esforços globais para cumprir essas metas e melhorar a vida de crianças e mulheres em todo o mundo.

Sucessos ocorreram em alguns dos países e regiões mais pobres, mostrando o que pode ser alcançado, mas o progresso continua irregular. Muitas crianças e mulheres ainda sofrem os efeitos da pobreza, da fome, das doenças evitáveis e da falta de acesso à água potável e saneamento, de cuidados de saúde adequados e de escolaridade.

Enquanto, em todo o mundo, o número anual de mortes de crianças menores de 5 anos caiu de cerca de 12,5 milhões, em 1990, para menos de 9 milhões, em 2008, as taxas de mortalidade materna nos países em desenvolvimento apenas diminuíram ligeiramente e uma grande porcentagem de todos os nascimentos no mundo em desenvolvimento ainda não conta com a participação de profissionais de saúde qualificados.

Houve progressos consideráveis em relação ao objetivo de reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável. No entanto, o número de pessoas com acesso a saneamento melhorado aumentou apenas 8% entre 1990 e 2006.

Em relação à educação primária universal, os progressos foram notáveis nos últimos 10 anos. O relatório afirma que as matrículas na escola primária aumentaram mais rapidamente na África ao sul do Saara, de 58%, em 2000, para 74%, em 2007.

Em muitos casos, as disparidades de gênero no acesso à escola primária foram significativamente reduzidas, mas os progressos em relação à igualdade de gênero no ensino secundário têm sido mais lentos.

Em setembro, durante a Cúpula das Nações Unidas, os líderes mundiais vão renovar seu compromisso de ampliar as conquistas e preencher as lacunas na realização dos ODM até 2015.

# # #
O relatório do Secretário-Geral está disponível on-line, em inglês, em www.un.org/millenniumgoals

Para mais informações sobre o UNICEF e os ODM, contatar:
Janine Kandel
Assessoria de Imprensa do UNICEF em Nova Iorque
Telefone: + 212 326 7684
E-mail: jkandel@unicef.org

Para obter mais informações sobre o relatório do Secretário-Geral, contatar:
Martina Donlon, Departamento de Informação Pública da ONU, Nova Iorque
Telefone: +1 212 963 6816
E-mail: donlon@un.org

 

 
unite for children