Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Messi é o novo Embaixador Global do UNICEF

© Joan Simó

Barcelona, Genebra, Nova Iorque, 11 de março – O UNICEF nomeou nesta quinta-feira o jogador Lionel (Leo) Messi, do Futebol Clube de Barcelona e da seleção de futebol Argentina, como seu Embaixador Global.

"É com muito prazer que damos as boas-vindas a Lionel Messi como Embaixador do UNICEF", disse Ann M. Veneman, Diretora Executiva do UNICEF. "Ele é uma grande estrela do futebol que pode ajudar a chamar a atenção para as crianças mais vulneráveis e invisíveis."

A carreira relativamente curta de Messi já levou o jogador ao topo do futebol mundial. Foi nomeado pela Fifa como o Melhor Jogador do Mundo em 2009, ano em que também ganhou a Bola de Ouro como melhor do jogador de futebol na Europa. Embora as suas proezas como jogador sejam bem conhecidas, foi a sua determinação em usar a fama para ajudar as crianças mais vulneráveis do mundo que levou à sua nomeação como Embaixador do UNICEF.

"O futebol tem-me proporcionado muitas alegrias e oportunidades, e sinto-me agradecido ao UNICEF por esta possibilidade de apoiar as crianças", afirmou Messi. "Na qualidade de Embaixador do UNICEF, espero poder dar apoio às crianças que precisam da nossa ajuda."

O seu time, o Futebol Clube de Barcelona, arrebatou no ano passado uma sequência histórica de títulos nos campeonatos de futebol, vencendo a Liga dos Campeões da UEFA, o Mundial de Clubes da Fifa, La Liga, a Copa do Rei, o Campeonato Europeu e o Campeonato Espanhol.

Em 2006, o FC Barcelona e sua Fundação assinaram um acordo global com o UNICEF. Desde então, o clube tem usado o logo do UNICEF nas suas camisas, transmitindo uma mensagem sobre os direitos e necessidades das crianças, como símbolo dos valores do clube e da sua solidariedade para com as crianças.

"É uma grande honra para o FC Barcelona que um dos seus jogadores, que abraça os valores do nosso clube, se torne hoje Embaixador Global do UNICEF", afirmou Joan Laporta, presidente do FC Barcelona. "Sentimos muito orgulho dele como jogador e como pessoa, bem como admiração e apreço pela sua sensibilidade para com a causa das crianças."

Durante mais de meio século, os Embaixadores do UNICEF têm ajudado a melhorar as condições de vida das crianças e mulheres em todo o mundo, promovendo a sensibilização do público para as questões das crianças e ajudando a mobilizar recursos.

Messi junta-se a uma lista de porta-vozes extraordinários do UNICEF, que inclui nomes como os da Rainha Rania, da Jordânia, Defensora Eminente para as Crianças, e dos Embaixadores Globais Mia Farrow, Shakira, David Beckham, Sir Roger Moore, Orlando Bloom e Danny Glover, entre muitos outros.

As atividades de Messi como Embaixador do UNICEF terão início com uma viagem à Argentina, seu país natal e onde tem sede a Fundação Leo Messi, que promove o acesso das crianças vulneráveis à educação e aos cuidados de saúde.

Sobre o acordo do UNICEF e do FC Barcelona:
O FC de Barcelona e o UNICEF assinaram um acordo em 2006. Desde então, o FC Barcelona, por meio da sua Fundação, já doou para o UNICEF um total de US$ 5 milhões e comprometeu-se a doar mais US$ 3 milhões nos próximos dois anos. Parte da doação de 2010 será encaminhada para as crianças do Haiti, país devastado pelo terremoto do último dia 13 de janeiro.

 

 
unite for children