Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF mantém o foco nas crianças para a recuperação e o desenvolvimento do Haiti

© UNICEF/NYHQ2010-0170/Shehzad Noorani
Kit de Desenvolvimento Infantil do UNICEF é aberto em um dos centros de cuidados para crianças de Porto Príncipe.

Roshan Khadivi *

Porto Príncipe, 10 de março – No lote Automeca Hyundai, barracas, lonas e roupas penduradas em varais competem por espaço com as carcaças de sedãs, picapes e utilitários esportivos. O que era uma revendedora de carros é hoje um acampamento para mais de 15 mil haitianos, muitos deles crianças.

Oito semanas após o terremoto do Haiti, que afetou mais de um milhão de crianças, o UNICEF está trabalhando com parceiros para ajudar as crianças pequenas que vivem em assentamentos temporários, fornecendo-lhes kits de Desenvolvimento Infantil.

Uma abordagem holística
Os kits de Desenvolvimento Infantil do UNICEF adotam uma abordagem holística dos direitos e necessidades da criança. Cada kit, que atende até 50 crianças, contém materiais para criar espaços seguros para jogos e brincadeiras; materiais de educação infantil; itens básicos de higiene; e um guia de atividades ilustrado para os cuidadores.

Os kits, já em uso em cerca de 40 países, são concebidos para proporcionar às crianças – principalmente em situações de emergência – atividades que atendam a suas necessidades sociais, emocionais, físicas, cognitivas e de desenvolvimento.

Após o terremoto de 12 de janeiro no Haiti, kits de Desenvolvimento Infantil foram distribuídos para centros residenciais de cuidados, espaços amigos das crianças e centros de alimentação infantil, bem como centros pediátricos, orfanatos e pré-escolas. O UNICEF também formou um grupo de trabalho de Desenvolvimento Infantil para coordenar as atividades relacionadas à primeira infância com outros programas do UNICEF e com parceiros não governamentais.

© UNICEF/NYHQ2010-0173/Shehzad Noorani
Fabienne Pierre sorri, enquanto sua filha, Alexi Kerida, de 5 anos, brinca com blocos de montar que fazem parte do kit de Desenvolvimento Infantil distribuído pelo UNICEF no Haiti. Fabienne e sua filha perderam sua casa durante o terremoto.

Criando novas oportunidades
No acampamento Automeca Hyundai, dúzias de crianças formaram fila quando Catherine Maternowska, Especialista do UNICEF em Proteção da Criança e Violência baseada em Gênero, abriu o primeiro kit de Desenvolvimento Infantil do local. Um por um, gizes de cera, lápis de cor e blocos de montar apareceram. As crianças aplaudiram animadamente, os mais novos deram pulos.

O UNICEF está trabalhando para distribuir kits como este em todo o país, e tão rapidamente quanto possível. Com a maioria das escolas ainda fechadas, Catherine Maternowska disse que cada kit tanto atende a uma necessidade quanto cria novas oportunidades.

"Estes jogos ajudam a fornecer um espaço seguro", observou ela. "Uma chance de proporcionar educação informal, recapitular habilidades matemáticas ou de leitura ... ou falar sobre questões como a violência baseada em gênero, e como as crianças podem se proteger."

O UNICEF está também trabalhando em estreita colaboração com os ministérios haitianos da Saúde e Educação, o Instituto de Ação Social e Pesquisa, entre outros, para manter as necessidades das crianças no centro dos esforços de recuperação nacional e desenvolvimento.

* Jennifer Bakody contribuiu para esta história.

 

 

 

 

Kit de Desenvolvimento Infantil do UNICEF



Clique na imagem para aumentá-la.

Cada caixa contém suprimentos para aproximadamente 50 crianças. Seu custo é de US$ 230 e dentro dela há materiais para uma série de atividades que fortalecem o desenvolvimento e a interação entre crianças, incluindo jogos, material para desenhar e livros de história que falam sobre as consequências dos desastres e os conflitos sociais do mundo todo. Materiais de arte incluem giz de cera, tesouras com a ponta arredondada para crianças, papéis coloridos, cola, lápis coloridos e borrachas, fita adesiva e massinha de modelar. Para os jogos e brincadeiras, a caixa contém quebra-cabeça, cubos de construção, jogos de tabuleiro, jogos de encaixe, dominó, contas coloridas de madeira, jogo da memória, fantoches, dedoches e bolas de espuma. Outros itens incluem livros de atividades, cadernos, lápis, apontadores, canetas esferográficas, camisetas do UNICEF, pincéis atômicos, mochilas, garrafas para água e barras de sabonete. Todos os itens estão empacotados em um caixa de metal leve, que pode ser trancada, fácil de ser estocada, e pesa cerca de 33 quilos.

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children